Botucatu é a primeira cidade a receber o projeto itinerante Mulheres em Cena, do Paço das Artes

Postado em: 16 de setembro de 2019 | Destaques

Primeira itinerância da instituição apresenta ciclo de vídeos com trabalho de 12 artistas brasileiras

O Paço das Artes inaugura no dia 28 de setembro, a partir das 11h, o projeto “Mulheres em Cena”, na Pinacoteca Fórum das Artes, em Botucatu. A entrada é gratuita.

Em sua primeira itinerância pelo interior do estado, com apoio do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), o Paço das Artes estreia o projeto “Mulheres em Cena” em um ciclo de vídeos com obras assinadas pelo Coletivo Cartográfico (formado por Carolina Nóbrega, Fabiane Carneiro e Monica Galvão) e pelas artistas Cristina Elias, Grasiele Sousa, Lenora de Barros, Letícia Parente, Katia Maciel, Lia Chaia, Márcia Beatriz Granero, Milena Travassos, Musa Michelle Mattiuzzi, Paula Garcia e Regina Parra.

Entre os destaques estão o trabalho “Objetos da vida cotidiana” (2017), de Cristina Elias que dá seguimento à investigação da artista sobre a identidade feminina; a vídeo-performance “Há Mulheres”, que é o quarto vídeo da série “Não Quero Nem Ver”, de 2005, de Lenora de Barros e a performance “merci beaucoup, blanco!”, da Musa Mattiuzzi que, ao nomear o processo com uma saudação, propõe uma reflexão direta sobre a linguagem formal como uma ferramenta racista.

“’Mulheres em Cena’ será inaugurado durante a primeira itinerância do Paço das Artes e propõe colocar luz na necessidade do não-apagamento das mulheres da história da arte. Para isso, fiz um levantamento de artistas que já passaram pelo Paço das Artes e que fazem parte da própria cena do seu trabalho para um ciclo de vídeos que marca a estreia deste projeto que já tem exposições programadas para os próximos anos”, explica Priscila Arantes, curadora da mostra e Diretora Artística do Paço.

A curadora fez uma seleção de artistas que utilizam o próprio corpo no trabalho e que incorporam eminentemente a linguagem do vídeo em suas obras. No total, serão exibidas 12 obras que dialogam com artes visuais, poesias, narrativas e performances sob os mais diferentes eixos temáticos como violência do corpo, racismo, imigração, criação de estereótipos e discussão do tempo.

Serão exibidas as obras: “acerca do fracasso das formas”, do Coletivo Cartográfico; “Oggetti Della Vita Cotidiana”, de Cristina Elias; “a situação DA brasileira”, de Grasiele Sousa; “Há mulheres”, de Lenora de Barros; “Marca registra, de Letícia Parente; “Colar”, de Katia Maciel; “Bolas”, de Lia Chaia; “Minada”, de Márcia Beatriz Granero; “Vertigem”, de Milena Travassos; “Merci beaucoup, blanco!”, de Musa Michelle Mattiuzzi, “# 3” (da série Corpo Ruído – performance), de Paula Garcia e “7.536 PASSOS” (Por uma geografia da proximidade), de Regina Parra.

A próxima edição do projeto será no Museu de Arte de Ribeirão Preto (MARP), em datas e horários que serão divulgados em breve.

SERVIÇO 

Mostra Ciclo de Vídeos “Mulheres em Cena”

DATA: 28/09 a 26/10

LOCAL: Pinacoteca Fórum das Artes | R. Gen. Teles, 1040 – Centro, Botucatu/SP

HORÁRIO: de quarta a sexta-feira, das 8h30 às 17h | Sábados, domingos e feriados, das 11h às 17h

GRATUITO

CLASSIFICAÇÃO livre

Fonte: Paço das Artes

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo