Assis recebe exposição de Tomie Ohtake

Postado em: 25 de julho de 2012 | Exposições
Em cartaz a partir desta sexta-feira, ‘Tomie Gráfica’ reúne 50 obras da artista; a entrada é gratuita
 
A artista plástica Tomie Ohtake leva sua exposição itinerante “Tomie Gráfica” ao Mapa – Museu de Arte Primitiva de Assis “José Nazareno Mimessi” a partir desta segunda-feira (6/8), das 8h às 11h e das 13h às 18h. A mostra é realizada pelo Instituto Tomie Ohtake e pelo SISEM (Sistema Estadual de Museus) da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) e a prefeitura.
 
A mostra reúne 50 trabalhos selecionados pelo curador Agnaldo Farias. Entre as peças, há gravuras em metal, serigrafia e litografia que trazem um recorte dos 40 anos de trabalho de Tomie com essa forma de expressão artística. O acervo reúne trabalhos de diferentes fases da artista, que revelam surpreendente variação de formatos.
Itinerante, a exposição já passou por capitais, como Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ), e por cidades do interior (Campinas, Ribeirão Preto e Registro) e litoral (Praia Grande) de São Paulo. 
 
A visitação é gratuita e pode ser feita de segunda à sexta. O Mapa – Museu de Arte Primitiva de Assis está instalado na rua Antônio Zuardi, nº 895 – Vila Operária – Assis/SP. O telefone para informações é (18) 3324-5874.
 
A artista
 
Nascida em Kyoto, no Japão, Tomie Ohtake é considerada a “dama das artes plásticas brasileira”. Após a descoberta tardia da arte, aos 40 anos, ela construiu uma trajetória como poucos conseguiram. Ao naturalizar-se brasileira, nos anos 60, sua carreira já havia atingido maturidade e, com o passar do tempo, a artista passou da imaterialidade aparente ao estudo da relação forma-cor. As obras de Tomie Ohtake já foram expostas nos principais museus brasileiros e também no exterior, em países como Japão, Estados Unidos e Inglaterra.
 
Serviço
Exposição “Tomie Gráfica” 
Abertura para imprensa e convidados: 3/8, às 20h
Período: de 6/8 a 12/9/2012
Local: Museu de Arte Primitiva de Assis José Nazareno Mimessi (rua Antônio Zuardi, nº 895 – Vila Operária – Assis/SP)
Horário: de segunda à sexta, das 8h às 11h e das 13h às 18h 
Informações: (18) 3324-5874
Entrada: gratuita
Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo