Araçatuba sedia exposição do Museu da Língua Portuguesa

Postado em: 3 de abril de 2013 | Exposições

Realizada pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), a mostra ‘Esta Sala é uma Piada’ reúne reproduções de cartuns, charges e desenhos

N1 Agim  Sulaj-Italia

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com o Museu da Língua Portuguesa e a Prefeitura de Araçatuba, promove a exposição “Esta Sala é uma Piada”. A abertura para o público será no dia 8 de abril (segunda-feira), às 14h, no Museu Marechal Cândido Rondon. A entrada é gratuita.

A mostra apresenta reproduções de cartuns, charges, tiras e caricaturas que fazem parte do acervo do Salão Internacional de Humor de Piracicaba. A itinerância reúne 32 obras de artistas brasileiros e estrangeiros que participaram da edição de 2012 do concurso anual de humor gráfico.

Além dos trabalhos gráficos, a exposição “Esta Sala é uma Piada” realizada desde 2011 pelo Museu da Língua Portuguesa, com curadoria de Raphael Ramos da Costa Fioranelli Vieira, trás ao público os Microcontos de Humor, que são textos humorísticos baseado nas redes sociais em que o artista deve utilizar no máximo 140 caracteres para expressar seu lado humorístico.

O Salão Internacional de Humor de Piracicaba é um concurso de humor gráfico organizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria da Ação Cultural e CEDHU Piracicaba (Centro Nacional de Humor Gráfico de Piracicaba). A primeira edição aconteceu em 1974, quando o país vivia sob a ditadura militar.

A instituição recebe trabalhos nas categorias cartum (humor gráfico com temas universais e atemporais); charge (humor gráfico com temas da atualidade); caricatura (humor gráfico que exagera os traços físicos e psicológicos de personalidade conhecida); e tiras (arte gráfica em sequência).

A mostra faz parte das ações itinerantes do SISEM-SP que buscam levar a outros públicos, do interior e litoral, conteúdo artístico e cultural antes apenas encontrado na capital. Ela pode ser vista até 18 de maio de 2013, as segundas-feiras, das 14h às 17h; de terça a sexta-feira, das 8h às 17h; aos sábados, das 8h às 12h.

O Museu Marechal Cândido Rondon está localizado na Rua XV de novembro, nº 247. Mais informações pelo telefone (18) 3625-3392.

Museu da Língua Portuguesa
Inaugurado 2006, o Museu da Língua Portuguesa é um dos museus mais visitados do Brasil e da América do Sul. Dedicado à valorização e difusão do idioma, o museu apresenta uma forma expositiva diferenciada das demais instituições museológicas do país e do mundo, usando tecnologia de ponta e recursos interativos para a apresentação de seus conteúdos. Para saber mais acesse: http://www.museulinguaportuguesa.org.br

Serviço:
Exposição “Esta Sala é Uma Piada”
Abertura: 8/4, às 14h
Período: de 9/4 a 15/5/2013
Local: Museu Marechal Cândido Rondon (Rua XV de novembro, nº 247 – Araçatuba/SP)
Horário: as segundas, das 14h às 17h, de terça a sexta-feira, das 8h às 17h; aos sábados, das 8h às 12h
Informações: (18) 3625-3392
Entrada: gratuita

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo