SISEM-SP divulga balanço das ações de 2012

Postado em: 30 de abril de 2013 | Notícias

Em 2012, a instituição promoveu cerca de 184 atividades distribuídas entre capital, litoral e interior do Estado de São Paulo

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria de Estado da Cultura, que atua por meio do Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTCSISEM-SP), desenvolveu, em 2012, cerca de 184 ações em 224 municípios paulistas.

As ações foram realizadas em todas as regiões do estado e, entre as cidades contempladas, estão Araçatuba, Araraquara, Barueri, Bauru, Barretos, Itapeva, Piracicaba, Poá, Salto, Santo André, São Simão, Tatuí, Vargem Grande do Sul e Valparaíso.  O SISEM-SP levou aos municípios atividades como palestras, exposições itinerantes, cursos de capacitação, oficinas e visitas técnicas.  

O SISEM-SP foi o primeiro sistema de museus criado no Brasil. Desde 1986, tem atuado no desenvolvimento e no fortalecimento dos museus paulistas, desenvolvendo ações em quatro linhas principais: Apoio técnico; Comunicação; Formação e Articulação.

Em 2012, duas dessas linhas de ação foram especialmente estimuladas: a promoção da articulação e cooperação entre os museus (Articulação) e o apoio a programas e projetos de formação, capacitação, aperfeiçoamento técnico e atualização profissional (Formação).

Na linha de articulação e cooperação entre os museus os destaques foram a realização do 4º Encontro Paulista de Museus; a eleição de 30 representantes regionais e dos dois representantes do Conselho de Orientação do SISEM-SP; a realização da 1ª Reunião Ordinária do Conselho; a criação do website institucional do SISEM (www.sisemsp.org.br); e o lançamento inédito de dois editais do ProAC voltados exclusivamente aos museus paulistas, no valor total de 550 mil reais.

Já no campo do apoio aos programas e projetos voltados aos profissionais de museus, destacam-se o lançamento da segunda edição do curso de ensino a distância “Introdução ao Trabalho em Museus” e a quarta edição do Curso de Capacitação para Museus, ambos em parceria com a Organização Social de Cultura ACAM Portinari.

Para conhecer ainda mais as ações do SISEM-SP, o relatório completo das atividades em 2012 está disponível para download. Clique aqui!

Curso de Capacitação - Ribeirão Preto             2° Edição do “Curso de Capacitação para Museus” realizado em Ribeirao Preto (SP), 2012

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo