Ação #Sonhar o mundo

Postado em: 31 de outubro de 2016 | Notícias

5.campanhasonharomundo

Pelo segundo ano, os museus da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo se mobilizam em torno de temas relacionados aos Direitos Humanos e realizam, entre os dias 5 e 11 de dezembro, a ação “Sonhar o Mundo”. Com programação específica e campanha nas mídias sociais, a iniciativa parte da premissa de que os museus também devem atuar como instrumentos de transformação social, contribuindo com o respeito à diversidade cultural e combatendo preconceito, discriminação e violência.

A ação, que conta com o apoio da Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual da Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania e também da Comissão da Diversidade Sexual da OAB/SP, ocorre ao longo da semana que inclui o Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 de dezembro) e envolve, em especial, cinco museus da Secretaria da Cultura do Estado com temas ligados aos Direitos Humanos: Memorial da Resistência, Museu da Diversidade Sexual, Museu Afro Brasil, Museu da Imigração e Museu Índia Vanuíre (em Tupã, interior de São Paulo).

O tema de 2016, Enfrentando nossos preconceitos, é explicado por Renata Motta, Coordenadora de Museus da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo: “O preconceito está presente nos mais variados contextos. Precisa ser não apenas identificado, mas também compreendido e discutido em espaços de diálogo e memória, como são os museus. Isso permite a construção de relações sociais com mais respeito à diversidade.”

Para abordar o tema central nas mídias sociais, os 19 museus da Secretaria da Cultura irão publicar postagens com a hashtag #XôPreconceito, com frases de música ou literatura, vídeos produzidos com visitantes ou funcionários do museu, imagens do acervo que remetem ao tema, entre outros conteúdos. Os internautas também serão estimulados a postar suas histórias pessoais, de como sofreram ou causaram discriminação e o que fizeram para enfrentá-la.

Toda a programação do Sonhar o Mundo 2016 será publicada em hotsite criado especialmente para a campanha. O endereço será divulgado em breve.
Acompanhe o site da Secretaria da Cultura para conferir a programação da ação “Sonhar o Mundo – Enfrentando nossos preconceitos”: www.cultura.sp.gov.br

Museus participantes:
Memorial da Resistência
Museu Afro Brasil
Museu da Diversidade Sexual
Museu da Imigração
Museu Índia Vanuíre (Tupã)
Casa das Rosas
Casa Guilherme de Almeida
Catavento
Museu de Arte Sacra
Museu da Casa Brasileira
MIS
Museu do Futebol
Museu da Língua Portuguesa
Paço das Artes
Pinacoteca
Estação Pinacoteca
Museu do Café (Santos)
Museu Casa de Portinari (Brodowski)
Museu Felícia Leirner (Campos do Jordão)

Sobre o Sonhar o Mundo
Realizada pela primeira vez de 8 a 12 de dezembro de 2015, a campanha “Sonhar o Mundo” busca articular os museus da Secretaria da Cultura em torno de ações ligadas aos Direitos Humanos, dando visibilidade ao tema a partir de programação cultural, educativa e de comunicação nas mídias sociais.
Exposições, debates, visitas educativas e oficinas, entre outras atividades foram realizadas com o objetivo provocar a reflexão e novos olhares sobre a diversidade cultural.

 

Fonte: Assessoria de imprensa – SEC

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo