Encerradas inscrições para ‘I Seminário de Museus, Memória Ferroviária e Paisagens Culturais’

Seminário

Realizado pelo SISEM-SP e ACAM Portinari, evento acontece em 16 de maio, no auditório da Estação Júlio Prestes, em São Paulo (SP)

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), instâncias ligadas à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, promovem o “I Seminário de Museus, Memória Ferroviária e Paisagens Culturais”. O evento ocorrerá em 16 de maio (segunda-feira), das 10h às 18h, no auditório da Estação Júlio Prestes, em São Paulo (SP). 

“Entre os objetivos, o evento busca a articulação e o fortalecimento da rede temática de museus ferroviários, além de promover a preservação da memória ferroviária e a discussão da importância da contribuição da ferrovia na formação das paisagens culturais paulistas”, explica o diretor do SISEM-SP, Davidson Kaseker.

No período da manhã, 10h às 12h,acontece uma visita monitorada à Estação Júlio Prestes, antiga sede da Estrada de Ferro Sorocabana e atual sede da Secretaria de Cultura do Estado e da Osesp (Sala São Paulo). As vagas para as visitas monitoradas também são limitadas e, portanto, serão reservadas de acordo com a ordem de inscrição.

A mesa de abertura, às 14h, contará com a presença do secretário da Cultura, Marcelo Araujo, da coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM), Renata Motta, do diretor do SISEM-SP, Davidson Kaseker, da diretora executiva da ACAM Portinari, Angelica Fabbri, da coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico (UPPH), Valéria Rossi Domingos, do Presidente do Condephaat/SP, José Eduardo de Assis Lefèvre, além de representante da Superintendência do Iphan-SP.

A partir das 15h, ocorre o lançamento do site dos Museus Ferroviários de São Paulo (www.museusferroviarios.net.br), desenvolvido em parceria com a ACAM Portinari, apresentado por Kaseker e pela museóloga Elizabeth Zolcsak.

A mesa “Museus, Memória Ferroviária e Paisagens Culturais”, às 15h30, terá a participação de Elisabeth Mitiko Watanabe, diretora do Centro de Estudos de Tombamento e Inventário de Conjunto Arquitetônico (UPPH/SEC), de Marília Bonas Conte, diretora do Museu da Imigração, de Eduardo Romero de Oliveira, da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (Faac/Unesp), e de José Eduardo de Assis Lefèvre (FAU/USP).

Em seguida, às 17h30, será aberto debate  para a participação do público, que reunirá agentes públicos, pesquisadores, estudantes, profissionais das áreas de museus e de patrimônio, além de profissionais do setor ferroviário, dentre outros.

Neste ano, o mesmo assunto, “Museus e Paisagens Culturais”, será abordado como temática da 24ª Conferência Geral do Conselho Internacional de Museus (Icom), realizada em Milão de 3 a 9/7, e pela 14ª Semana Nacional de Museus, organizada pelo Ibram, que acontece entre os dias 16 e 22/5.

O Auditório da SEC-SP está localizado à Estação Júlio Prestes, na Rua Mauá, n°51 – Luz. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3339-8111.

Serviço:

“I Seminário de Museus, Memória Ferroviária e Paisagens Culturais”
Data: 16/5/2016
Local: Auditório da SEC-SP | Estação Júlio Prestes  (Rua Mauá, nº 51 – Luz, São Paulo/SP)
Horário: das 10h às 18h
Inscrições: ENCERRADAS! 
Adesão: gratuita
Vagas: limitadas