Abertas as inscrições para o VI Encontro de Museus-Casas Literários

De 29 a 31 de julho, será realizado o VI Encontro de Museus-Casas Literários,desenvolvido pela Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo – formada pela Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade. As inscrições estão abertas até o dia 28, basta clicar aqui. Foram disponibilizadas 300 vagas, com seleção por ordem de inscrição.

O evento, que será virtual e gratuito, buscará focalizar e repensar concepções e propósitos presentes nas linhas de atuação dos museus, promovendo debates sobre as questões emergentes no contexto atual sob a temática “Museu e modernidade: revisão de conceitos e práticas”.

As mesas-redondas, realizadas pela plataforma Zoom, contarão com profissionais de diversas instituições compartilhando ideias e experiências que contribuem para o papel sociocultural dos museus-casas, particularmente os literários, e suas perspectivas de atuação.

O museu pela percepção dos modernistas; as funções e a definição de museu em discussão no ICOM (Conselho Internacional de Museus); como os museus-casas se enquadram na atual discussão sobre o conceito de museu; e o desenvolvimento de ações realizadas por meio de recursos digitais estarão entre os assuntos levantados.

O VI Encontro de Museus-Casas Literários tem coordenação do museólogo Ivanei da Silva e Marcelo Tápia, diretor geral da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo e visa a participação de instituições com perfil de museu-casa que podem ser distinguidos como espaços focados em literatura, em âmbito nacional.

Seu objetivo fundamental é promover a troca de experiências entre instituições fundamentalmente relacionadas a personalidades da literatura, por meio de profissionais a elas ligados, ou cujo campo de estudos se associe a tal segmento. É destinado a profissionais e estudantes das áreas de museologia, arquivologia, biblioteconomia, letras (línguas, literatura, teoria literária e tradução), artes plásticas, artes cênicas, história, sociologia, turismo e afins, bem como a representantes da comunidade acadêmica e de instituições públicas e, de modo geral, a interessados em museus e cultura.

Programação

Quinta-feira, 29 de julho, das 18h às 20h

18h – Mesa de Abertura, com Marcelo Tápia – Diretor da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo (São Paulo, SP) e Ivanei da Silva (mediador) – Museólogo – Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo (São Paulo, SP).

18h30 – Palestra “Museu e modernidade: origem e desenvolvimento”, com Tereza Scheiner – Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (PPG-PMUS) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO.

Sexta-feira, 30 de julho, das 18h às 20h

18h – Mesa-redonda com coordenadores dos diversos setores dos Museus da Rede de Museus-Casas Literários (Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade)

18h30 – Mesa-redonda “Museu e interdisciplinaridade”

Sábado, 31 de julho, das 15h às 17h

15h Mesa-redonda ”Museu, território e alcance hoje; perspectivas para o futuro”, com Eric Apolínário – Pesquisador – Casa Menotti Del Picchia (Itapira, SP), Marina Rodrigues – Assistente no Museu Gustavo Teixeira (São Pedro, SP), Silvestre Barros – Coordenador do projeto do Museu Casa Manoel de Barros (Campo Grande, MS), Pedro Spíndola – Jornalista – Museu Casas Manoel de Barros (Campo Grande, MS) e Solange Duarte Alvarenga – Coodenadora do Memorial Carlos Drummond de Andrade/Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (Itabira, MG). Mediação de Davidson Kaseker – Diretor do Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (GTC/SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Saiba mais sobre os participantes clicando aqui.

SERVIÇO

VI ENCONTRO DE MUSEUS-CASAS LITERÁRIOS

Tema: “Museu e modernidade: revisão de conceitos e práticas
29 a 31 de julho
Quinta e sexta-feira, das 18h às 20h; sábado, das 15h às 17h
Inscrição aberta até 28/07 neste formulário
300 vagas | Zoom
Grátis

Fonte: Casa Guilherme de Almeida