VI Encontro de Museus-Casas Literários foi realizado de forma on-line

Postado em: 26 de julho de 2021 | Destaques

De 29 a 31 de julho, foi realizado o VI Encontro de Museus-Casas Literários, desenvolvido pela Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo – formada pela Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade. Foram disponibilizadas 300 vagas, com inscrições gratuitas.

O evento virtual buscou focalizar e repensar concepções e propósitos presentes nas linhas de atuação dos museus, promovendo debates sobre as questões emergentes no contexto atual sob a temática “Museu e modernidade: revisão de conceitos e práticas”.

As mesas-redondas, realizadas pela plataforma Zoom, contaram com profissionais de diversas instituições compartilhando ideias e experiências que contribuem para o papel sociocultural dos museus-casas, particularmente os literários, e suas perspectivas de atuação.

O museu pela percepção dos modernistas; as funções e a definição de museu em discussão no ICOM (Conselho Internacional de Museus); como os museus-casas se enquadram na atual discussão sobre o conceito de museu e o desenvolvimento de ações realizadas por meio de recursos digitais estiveram entre os assuntos abordados.

O VI Encontro de Museus-Casas Literários teve coordenação do museólogo Ivanei da Silva e Marcelo Tápia, diretor geral da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo e visou a participação de instituições com perfil de museu-casa que podem ser distinguidos como espaços focados em literatura, em âmbito nacional.

Seu objetivo fundamental foi promover a troca de experiências entre instituições fundamentalmente relacionadas a personalidades da literatura, por meio de profissionais a elas ligados, ou cujo campo de estudos se associe a tal segmento. Foi destinado a profissionais e estudantes das áreas de museologia, arquivologia, biblioteconomia, letras (línguas, literatura, teoria literária e tradução), artes plásticas, artes cênicas, história, sociologia, turismo e afins, bem como a representantes da comunidade acadêmica e de instituições públicas e, de modo geral, a interessados em museus e cultura.

Fonte: Casa Guilherme de Almeida

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo