Abertas as inscrições para formação EAD em tecnologia social da memória para a criação de núcleos do Museu da Pessoa

Postado em: 3 de junho de 2020 | Destaques

Em parceria com o SISEM-SP, edital tem prazo de inscrição até 21 de junho

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria com o Museu da Pessoa, lançam edital para a seleção de dez museus ou outras organizações com atuação em memória do estado que tenham interesse em participar da formação EAD em “Tecnologia Social da Memória”, com o objetivo de criar um núcleo do Museu da Pessoa em sua organização. O prazo de inscrição segue até dia 21 de junho 2020.

O Museu da Pessoa é um museu virtual e colaborativo de histórias de vida, com 28 anos de atuação, cuja missão é valorizar cada pessoa ao tornar sua história de vida patrimônio da humanidade.

Com a certeza de que a preservação e disseminação de histórias de vida é um trabalho coletivo e que deve ser feito em rede, em 2009, o Museu da Pessoa sistematizou suas práticas em uma tecnologia social, chamada “Tecnologia Social da Memória”. Tal tecnologia foi criada para que grupos, comunidades e organizações pudessem criar suas próprias memórias a partir das histórias de vida, valorizando as experiências de todas as pessoas.

O compartilhamento dessa metodologia para o fomento à criação de núcleos do Museu da Pessoa busca contribuir com o fortalecimento dos trabalhos já realizados e mostrar como as histórias de vida podem ser utilizadas para ações de fortalecimento de identidades, desenvolvimento institucional, engajamento de público, comunicação, entre outras.

Podem participar do edital, museus do estado de São Paulo, públicos ou privados, incluindo museus comunitários e ecomuseus ou outras organizações com atuação em memória, com no mínimo três anos de existência. Para concorrer, as organizações candidatas precisarão enviar uma carta compartilhando sua motivação para a participação na formação e como o museu pretende integrar um núcleo do Museu da Pessoa no trabalho que realiza, além de comprovar que o museu ou organização está localizado no estado de São Paulo. A formação é gratuita, na modalidade ensino à distância, e ocorrerá por meio da realização de um curso autoinstrucional e encontros de mentoria especializada, com uma carga horária de 30 horas distribuídas em um mês de estudo.

Essa formação conta com parceria do Sistema Estadual de Museus do Estado de São Paulo, instância da Secretaria de Cultura estadual.

A seleção será realizada mediante a análise da ficha de inscrição on-line por uma banca composta por integrantes da equipe do Museu da Pessoa e profissionais do SISEM-SP. Na avaliação das inscrições serão consideradas a motivação para a participação na formação EAD e a proposta de integração de um núcleo do Museu da Pessoa no trabalho já realizado pelo museu ou organização.

Acesse o link do Edital para mais informações.

Fonte: Museu da Pessoa

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo