A Chance do Diálogo

Postado em: 21 de fevereiro de 2013 | Notícias
Em entrevista exclusiva, o secretário de Estado da Cultura Marcelo Araujo celebra valor recorde para o ProAC, apoia agenda suprapartidária na área e promete para 2017 o Complexo Cultural da Luz
Prestes a completar um ano como secretário de Estado da Cultura, Marcelo Araujo está diante da maior conquista política de sua gestão. Em cerimônia que ocorre hoje no Palácio dos Bandeirantes, o governador Geraldo Alckmin anuncia valor recorde para o ProAC – Programa de Incentivo à Ação Cultural do Estado -, criado em 2006.
A parcela do projeto financiada com recursos do ICMS já começa 2013 atingindo o teto legal de 0,2% do imposto arrecadado. “Nosso porcentual médio estava entre 80 e 90% desse teto”, esclarece o secretário, que concedeu entrevista exclusiva, durante visita que fez ao Estado.
Outra modalidade do ProAC, que funciona via editais e utiliza recursos orçamentários, também merecerá aumento. O valor de 2012, R$ 25 milhões, deve crescer entre 10 e 20%. “O programa será nossa grande prioridade neste ano”, afirmou o gestor.
Depois de comandar a Pinacoteca do Estado por uma década, Marcelo Araujo assumiu a Secretaria da Cultura em abril de 2012, substituindo Andrea Matarazzo. Para ele, o momento atual é de possibilidades, uma vez que, acredita, a cultura no Brasil não só tem sido beneficiada por revisões orçamentárias, como há uma percepção de que se trata de campo estratégico, e não mais acessório.
O secretário defende, no setor cultural, a existência de uma agenda suprapartidária. “Vejo, tanto no secretário Juca Ferreira quanto na ministra Marta Suplicy, a disposição de trabalhar por uma agenda conjunta”, disse ele. “Há mais a nos unir do que a nos separar.”
Ao falar de ações da secretaria, ele tratou de temas como mudanças no Festival de Campos do Jordão e a necessidade de maior atuação no interior paulista; defendeu a gestão cultural feita por organizações sociais. Também prometeu levar adiante a construção do Complexo Cultural da Luz: orçado em R$ 300 milhões, o projeto aguarda o início das obras, com conclusão prevista só para 2017, “mas o governador está consciente disso”. O projeto não sofrerá impacto com a mudança de planos da Prefeitura, que abandonou o programa urbanístico da Nova Luz. A seguir, trechos da conversa:
PROAC
“O programa é prioridade para este ano. Em 2013, o valor será recorde. A parcela bancada com recursos do ICMS já começa o ano atingindo o teto previsto em lei de 0,2% do imposto arrecadado. Nos anos anteriores, esse porcentual atingiu entre 80 e 90% do teto estabelecido. E, em 2012, primeira vez em que esse teto foi atingido, isso só aconteceu após uma suplementação, feita no segundo semestre. A parte dos editais do ProAC, que são aqueles que recebem recursos diretos do orçamento, também deve crescer. Estamos prevendo, ainda, a criação do espaço ProAC, área de apoio aos proponentes.
FESTIVAL DE INVERNO DE CAMPOS DO JORDÃO
“Toda mudança de gestão (o festival, administrado pela associação Santa Marcelina, passou a ser gerido pela Osesp) pressupõe o risco de que se perca a experiência acumulada. Mas as coisas não precisam acontecer necessariamente assim.
Nossos gestores têm que ter a capacidade de preservar o lado positivo. A gestão pela Osesp pode otimizar a participação dos músicos da orquestra no âmbito pedagógico do festival. Ainda que os concertos tenham grande visibilidade durante o festival, o objetivo central é a formação dos bolsistas. Fiquei satisfeito com a última edição. Mas a Fundação Osesp teve pouco tempo para organizar o evento no ano passado. Minha expectativa para 2013 é que se alcance um resultado melhor e se aumente o impacto do festival na cidade. Para isso, as ações educativas têm começado mais cedo.
INTERIOR X CAPITAL
“Existe uma concentração de equipamentos na capital e uma preocupação em atuar mais no interior. Por outro lado, os projetos que já existem no interior, acabam não tendo a mesma visibilidade. É o caso do festival de circo de Piracicaba, atrai cerca de 20 mil pessoas, mas ninguém aqui conhece.
MARIA EUGÊNIA DE MENEZES
Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo