“A Bola” dos campos de Nova Olinda vai colorir Santos e São José dos Campos

Postado em: 8 de março de 2019 | Destaques

A arte naïf de Alemberg Quindins chega, pela primeira vez, ao estado de São Paulo, fazendo “A Bola” rolar nos campos do Museu Pelé e do Museu de Esportes

A Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri, em parceria com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari) e com o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, abre no dia 9 de março, às 11h, a exposição “A Bola” no Museu Pelé, em Santos.

Fruto do Edital de Chamada Pública para Exposições Itinerantes da ACAM Portinari com o SISEM-SP, a mostra permanece em Santos até 14 de abril, quando segue para o Museu de Esportes, em São José dos Campos, onde fica em exibição de 29 de abril a 31 de maio.

“A Bola” traz 20 obras em acrílico sobre telas, do artista e curador cearense Alemberg Quindins, que reverencia a bola na infância, a protagonista dentro do campo de futebol que leva tristeza para uns e traz alegria para outros.

A bola perpassa tela a tela, interligando cenas e contando histórias, como as contas que correm em um cordão na ladainha de um rosário.

O universo visual tem como ambiente a década de 70, quando o artista gostava de ouvir os jogos pelo rádio, ver as imagens através da revista Placar e do Canal 100, cinejornal que passava antes dos filmes, nas sessões de cinema.

Nas telas, a bola se apresenta em três dimensões: na sombreada Telstar, em lances documentados por fotógrafos da época e em uma torcida naïf, presente nos desenhos de criança do autor, quando publicava revistinhas desportivas artesanais como repórter de campo de várzea.

A Placarzinha era uma revista em miniatura, com tamanho de 10cm, inspirada na revista Placar, criada (e produzida manualmente) pelo artista para documentar o cenário futebolístico da meninada. Aos domingos, Quindins circulava pelos campinhos da cidade e na segunda-feira pela manhã, mais uma edição estava pronta para ser apreciada. A molecada se esforçava em dribles e defesas, para seus feitos serem contemplados e sua presença começaram a ser solicitadas até mesmo nos jogos de futebol dos adultos, pois todos queriam ser citados e ilustrados nas páginas e pôsteres de sua revistinha.

Originais da Placarzinha, réplica da bola Telstar, fotografias e textos também fazem parte da mostra que circulará por terras paulistas.

Em 2016 a exposição A BOLA estreou na Galeria de Arte Luiz Gastão Bittencourt na Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri, localizado em Nova Olinda (CE), com a presença de Carla Niemeyer, produtora cinematográfica, filha de Carlinhos Niemeyer – produtor do cine jornal “Canal 100”, o mais importante registro do futebol brasileiro para o cinema. E em 2018 foi a vez do SESC Crato receber A BOLA para o grande público.

Agora, em 2019, A BOLA chega em terras paulistas, iniciando sua jornada no dia 09 de março em Santos, no Museu Pelé e no final de abril segue  levando seu colorido e alegria para o Museu de Esportes, localizado em São José do Campos.

Alemberg Quindins é músico de formação popular, historiador autodidata, Fellow da Ashoka e Líder da Avina. Em 1992, restaurou a primeira casa grande da fazenda que deu origem ao Município de Nova Olinda (CE) e criou a Fundação Casa Grande-Memorial do Homem Kariri – Uma Organização não governamental que tem como missão educar crianças e jovens através da gestão cultural e do protagonismo juvenil. Como consultor do UNICEF, criou nos assentamentos dos sem-terra no Ceará e no Rio Grande do Norte, o projeto Vez da Voz com a implantação de irradiadoras para crianças e adolescentes, além de rádios escolas em várias cidades do Ceará. Na África, em Moçambique e Angola, criou a rede de jovens comunicadores da língua portuguesa. São mais de 30 programas “de criança para criança”, fortalecendo o protagonismo juvenil e o intercâmbio entre os países pares. Em 2007 foi consultor do Projeto Rumos do Itaú cultural. Por suas realizações já recebeu várias premiações, tais como: Prêmio de melhor projeto de educação e projeto mais criativo do estado do Ceará, das mãos do comediante Renato Aragão, durante a solenidade de entrega do selo UNICEF (2000); Medalha “Ordem do Mérito Cultural” do Ministério da Cultura (2004); Selo de responsabilidade social do governo do estado do Ceará (2006); Prêmio Valores do Brasil, do Banco do Brasil, em comemoração aos seus 200 anos (2008) e Prêmio empreendedor social da Folha de São Paulo (2009), entre outros.

Quindins também inspirou o diretor Guel Arraes e seu personagem “Xicó”, do filme “Auto da Compadecida, além de ter mostrado o Cariri cearense para o Brasil, através do Programa “Brasil legal”, da Rede Globo, com a apresentadora Regina Casé.

Futebol de Vidrinho

A paixão de Quindins pelo Futebol vem lá do início da década de 70. O artista conta:

“Nasci em uma época que as crianças construíam os seus próprios brinquedos ou comprava-os na feira. Cavalo de pau, carrinho de lata, pião e boi de barro fazia a festa da meninada. Meu pai era o farmacêutico da cidade e naquela época pegava tubos grandes de Mercúrio cromo e Mertiolate, diluía em pequenos frascos de Benzetacil e Penicilina para que as pessoas mais pobres pudessem comprar e levar para casa. Eu passava o dia na farmácia, no pé do birô de meu pai desenhando enquanto ele enchia os vidrinhos. […] meu pai vendo que gostava de futebol, criou um brinquedo com os próprios vidrinhos que trabalhava e denominou de Futebol de Vidrinho. Escolhíamos dez vidrinhos de Penicilina e Benzetacil para serem os jogadores de linha e um vidrinho mais gordinho para ser o goleiro. Depois pegávamos papel, lápis de cor, tesoura e cola e pintávamos os uniformes dos times de futebol e colávamos nos vidrinhos, desenhando os emblemas na frente e os números nas costas. Riscávamos o campo de futebol no chão com um giz, fazíamos as traves de madeira e a bolinha retirávamos dos dosadores de litros de cachaça 51 […]” (texto retirado da resenha “Futebol de Vidrinho”, de Alemberg Quindins)

Quem visitar a exposição nos dias de abertura (09 de março em Santos e 29 de abril em São José dos Campos) poderá participar de um Bate Papo com o Artista e de uma Oficina de Futebol de Vidrinho, realizada pelos jovens da Fundação Casa Grande Joao Paulo Maropo e Aécio Diniz.

SISEM-SP

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, congrega e articula os museus paulistas, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico do Estado.

ACAM Portinari

Fundada em 27 de novembro de 1996, a ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) administra, em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, três instituições museológicas no interior pertencentes ao Governo do Estado: Museu Casa de Portinari (Brodowski), Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre (Tupã) e Museu Felícia Leirner/Auditório Claudio Santoro (Campos do Jordão). A ACAM, que tem sua sede em Brodowski, tem como principal objetivo o desenvolvimento da área cultural, particularmente a museológica, por meio das colaborações técnico-operacional e financeira. A instituição também apoia as ações do SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus), com quem realiza importantes iniciativas, como oficinas de capacitação para museus, oficina de ensino à distância e, ainda, o Encontro Paulista de Museus.

SERVIÇO

Santos: Museu Pelé
Largo Marquês de Monte Alegre, s/n – Bairro Valongo, Centro Histórico.
Funcionamento: de terça a domingo das 10:00 às 18:00 (encerra a bilheteria às 17:00).
Tel.: 013 -3233-9670
Período de exposição: 09 de março a 14 de abril de 2019
Abertura: sábado, 09 de março de 2019 –   11h

  • Bate Papo com o Artista  – no auditório do museu, seguindo para uma visita mediada à exposição.
  • Oficina de Futebol de Vidrinho  –   indicado para crianças de 8 a 13 anos. (vagas limitadas, mediante ordem de chegada – máximo 20 participantes)

São José dos Campos: Museu de Esportes
Rua Ana Gonçalves da Cunha, 340, Jardim Jussara (Estádio Martins Pereira, portão 2)
Aberto de Segunda a sexta-feira, das 09 às 12 e das 13 às 16 horas (permanência até as 16:30)
Tel. (12) 3921-4112
Período de exposição: 29 de abril a 31 de maio de 2019
Abertura da Exposição: segunda-feira, 29 de abril de 2019 –   10h

  • Bate Papo com o Artista  – no auditório do museu, seguindo para uma visita mediada à exposição.

Oficina de Futebol de Vidrinho  –   indicado para crianças de 8 a 13 anos. (vagas limitadas, mediante ordem de chegada – máximo 10 participantes)

Fonte: Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri e SISEM-SP

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo