9° Encontro da Rede Temática de Museus de Ciências e Tecnologia

Postado em: 4 de novembro de 2022 | Notícias

A rede visa promover o intercâmbio e compartilhamento de experiências entre instituições de ciências

O Museu Catavento, museu de ciências da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e a Fundação de Energia e Saneamento organizam o 9° encontro da Rede Temática de Museus de Ciências e Tecnologia, no próximo dia 11 de novembro, das 9h00 às 16h00, que ocorrerá presencial, no auditório do Museu Catavento.

O colóquio integra a agenda paralela do Encontro Paulista de Museus (EPM), que ocorre de maneira híbrida entre os dias 08, 09 e 10 de novembro. E tem como foco os profissionais ligados às instituições museológicas de ciências.

Ao longo de 2022, já houveram dois encontros virtuais, que urdem a retomada presencial da RTMCT. Nesse terceiro encontro o tema está ligado às boas práticas em museus de ciências e tecnologia.

Com a apresentação através de painéis temáticos de experiências exitosas nos museus, a partir dos relatos dos próprios profissionais. Assim, a rede busca valorizar as trocas de saberes e práticas, que colaboram para tecer e dar sentido às reuniões.

O encontro ocorrerá no Museu Catavento e tem inscrições prévias pelo link do formulário abaixo.

SERVIÇO:
9° Encontro da Rede Temática de Museus de Ciências e Tecnologia
Local: Auditório Museu Catavento
Quando: 11 de novembro – sexta-feira, das 9h00 às 16h00.
Quanto: Gratuito
Inscrições: https://forms.gle/c5hCt9r1pKfC67vt7
Período de Inscrições: até 10 de novembro de 2022.


Sobre o Museu Catavento

O Museu Catavento foi inaugurado em março de 2009 e tem mais de 250 instalações divididas em quatro seções (Universo, Vida, Engenho e Sociedade). Cada seção foi elaborada com iluminação e sons diferentes, que contribuem para criar atmosferas únicas e envolventes. Atrações como borboletário, sala de realidade virtual Dinos do Brasil, simuladores, aquários de água salgada, anêmonas e peixes carnívoros e venenosos, uma maquete do sol e uma parede de escaladas, onde é possível ouvir histórias de personalidades da história, são apenas alguns exemplos de como o visitante pode aprender e se divertir ao mesmo tempo. Na área externa também é possível conferir equipamentos como a locomotiva Dübs (fabricada em 1888 na Inglaterra que pertenceu à Cia. Paulista de Estradas de Ferro e foi usada brevemente para o transporte de carga) e o avião DC-3 (1936), que foi utilizado como cargueiro militar na Segunda Guerra Mundial.

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo