SISEM-SP disponibiliza vídeo do webinário sobre Planejamento Estratégico Situacional (PES)

Postado em: 9 de abril de 2021 | Destaques

O vídeo do webinário “Fluxo causal e explicativo do Planejamento Estratégico Situacional (PES)”, já está disponível no Youtube. Realizado pelo Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, o encontro virtual reuniu Representantes Regionais, membros do Conselho de Orientação do Sistema Estadual de Museus (COSISEM) e membros do GT de Sustentabilidade. Para assistir na íntegra, clique aqui.

O PES é um processo metodológico participativo e motivador de compromissos coletivos, cuja eficácia funda-se no consenso sobre determinados problemas, suas causas e suas consequências. Tem demonstrado resultados importantes quando aplicado no setor público, em que questões intersetoriais complexas se apresentam e demandam uma abordagem técnico-política.

Seu idealizador, o chileno Carlos Matus (1931-1998), o define como um “jogo social”. O método orienta-se pela articulação de múltiplos atores e áreas de competência, de saberes e de responsabilidades afetas aos objetivos e metas pretendidas para o planejamento. “É um diferencial metodológico oportuno para a formulação, implementação e avaliação do Plano Estratégico para a Gestão Sustentável em Museus”, explica Davidson Panis Kaseker, diretor do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP (GTC/SISEM-SP).

Com a mediação de Kaseker e Luiz Palma, psicólogo social e artista plástico que exerce funções técnicas no SISEM-SP, o evento contou com a participação de Fernando Galvão, graduado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV), que fez um breve histórico do método e falou sobre as inovações e especificidades que o caracterizam como uma abordagem “técnico-política”; principais conceitos e técnicas e fluxo causal e explicativo do PES – com alusão ao problema: “Abertura de Museus na Pandemia”.

“Fernando Galvão cursou o PES com seu criador, Carlos Matus, com quem ministrou posteriormente cursos e workshops, portanto, é uma referência na aplicação desta metodologia de planejamento”, ressalta Palma.

Fonte: SISEM-SP

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo