10EPM – “Iremos vivenciar mais uma produtiva experiência de construção de uma museologia solidária e participativa”

Postado em: 12 de junho de 2018 | EPM

Marcelo Mattos Araújo*

ENG | ESP

A realização do 10º. Encontro Paulista de Museus pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e SISEM – SP, é uma ação de grande relevância no cenário museológico brasileiro, que saudamos com especial satisfação e orgulho.

A consolidação dessa iniciativa, atualmente em sua décima edição, ao lado da consistência das apresentações e da qualidade da organização, transformaram os Encontros Paulistas de Museus em um momento privilegiado de troca de experiências, discussão e reflexões, não só para os profissionais de museus paulistas, mas de todo o país. Temos assim segurança de que nos próximos dias 18 a 20 de julho, iremos vivenciar mais uma produtiva experiência de construção de uma museologia solidária e participativa, a partir das colaborações apresentadas.

Neste ano em que celebramos os 200 anos da presença dos Museus no Brasil, a partir da criação do então Museu Real, hoje Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, por Dom João VI em 1818, é necessário, mais do que nunca, que possamos nos encontrar para refletirmos – juntos –  sobre os desafios e as perspectivas que se colocam para nossos museus no momento presente.

Espero poder encontrar colegas de todas as regiões do país em São Paulo para avançarmos nesse grande desafio.


(*) Marcelo Mattos Araújo é formado em Direito pela USP (1978), pós-graduado em Museologia pela FESP-SP (1983), e doutor pela FAU-USP. Foi diretor do Museu Lasar Segall (1996-2002), da Pinacoteca do Estado (2002-2012), Secretário de Estado da Cultura de São Paulo (2012-2016), e atualmente é presidente do Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, Ministério da Cultura.

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo