SISEM-SP e Casa Guilherme de Almeida participam da 65ª semana Monteiro Lobato

Postado em: 12 de abril de 2017 | Notícias

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e a Casa Guilherme de Almeida, instâncias ligadas a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, realizam oficina de “Livro-Objeto”, no dia 20 de abril, no Museu Monteiro Lobato, em Taubaté. A atividade faz parte da 65º Semana Monteiro Lobato e celebra a obra do escritor nascido no Vale do Paraíba trazendo referências aos seus personagens como Dona Benta, Emília, Narizinho, Pedrinho e outras curiosidades.

A oficina “Livro-objeto” será ministrada pela jornalista Marlene Laky e se diferencia do formato tradicional, pois apresenta um design criativo e inovador, possibilitando a aproximação entre a literatura e a arte visual. Na atividade, os alunos terão a oportunidade de trabalhar com a poética dos mais diversos materiais alternativos como lixa, caixa de suco e calendário.

Sobre a Semana Monteiro Lobato
A Semana Monteiro Lobato foi criada quatro anos após a morte do escritor, pelo jornalista Oswaldo Barbosa Guisard, Professor Gentil de Camargo e Cesídio Ambrogi, também amigos pessoais de Monteiro Lobato. Tem como objetivo preservar a memória do filho ilustre e movimentar o município e o Brasil com suas obras, sendo assim uma Feira Lobatiana. A obra “Serões de Dona Benta” será o tema desta semana de 2017, após 80 anos de sua existência. É neste universo da curiosidade de Pedrinho, Narizinho e Emília que as atividades propõem uma viagem com experiências realizadas no laboratório do Visconde e Dona Benta, personagens do escritor, contando para os netos sobre elementos da natureza: Ar, Água, Fogo e Terra.

Sobre a palestrante
Marlene Laky é jornalista pela PUC-Campinas e tem formação em Conservação e restauro pelo SENAI-SP. Ministra oficinas na área de livros – Pequenos Reparos, Encadernação, Conservação, papel do livro e livro-objeto, em diversas instituições como Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida, ECA-USP, Clube Português e museus do interior de São Paulo em parceria com o SISEM-SP.

Serviço:
Oficina Livro-Objeto, com Marlene Laky
Dia: 20 de abril
Horário: das 9h às 17h
Local: Museu Monteiro Lobato
Av. Monteiro Lobato, s/n – Chácara do Visconde – Taubaté/SP
Telefone: (12) 3625-5062
Vagas: 20
Inscrições: link

 

Fonte: Assessoria de imprensa | SEC

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo