Agenda 2023: chamamento aberto para a Manifestação de Interesse ao Programa de Formação das Oficinas Culturais

Postado em: 7 de dezembro de 2022 | Notícias

Gestores Culturais dos municípios do interior, litoral e RMSP podem manifestar interesse por ações em parceria com o programa Oficinas Culturais – Formação para o Interior até o dia 20 de dezembro; Iniciativa busca aproximar as pessoas de diferentes faixas etárias e com diferentes repertórios que trabalham no mercado cultural e artístico dessas regiões

O Programa de Formação para o Interior das Oficinas Culturais, está com as inscrições abertas para a agenda de 2023. Os gestores e gestoras de secretarias, departamentos, fundações e instituições públicas de Cultura de municípios paulistas do interior, do litoral e da região metropolitana (com exceção da capital) que buscam articular e/ou realizar ações de formação nas diversas áreas e linguagens artísticas do campo cultural podem realizar o cadastro  até o dia 20 de dezembro por meio do formulário de Manifestação de Interesse.

A iniciativa parte das Oficinas Culturais, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis, Organização Social de Cultura. O objetivo da chamada Formação para o Interior é aproximar as pessoas de diferentes camadas sociais, faixas etárias e com diferentes repertórios, promovendo um importante espaço simbólico de trocas de conhecimentos e experiências artísticas. Dentre as atividades formativas propostas estão as de Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Comunicação e Novas Mídias, Cultura Tradicional, Hip Hop, Dança, Fotografia, Gestão Cultural e Economia Criativa, História em Quadrinhos, Literatura, Música, Patrimônio, Performance e Teatro.

Além das atividades presenciais nas cidades, o programa também realiza atividades on-line via plataformas como, por exemplo, o Zoom, que atende ao público de todo o país, simultaneamente. A programação é enviada em primeira mão para os gestores cadastrados, tanto as abertas (para que convidem os seus públicos), como as atividades exclusivas para eles e suas equipes.

Com base no preenchimento do formulário pelo gestor(a) municipal responsável pela área cultural, a equipe do Programa de Formação para o Interior entrará em contato com os responsáveis técnicos indicados e irá propor ações para atender da melhor forma possível esses profissionais e população local. Todas as atividades do Programa são abertas e gratuitas  à população a partir dos 16 anos, tendo como prioridade o público do interior, litoral e região metropolitana de São Paulo, como forma de descentralizar ações que geralmente se limitam às capitais.

Novidade

Em nova ação das Oficinas Culturais, os municípios inscritos na Formação para o Interior também podem manifestar interesse em sediar as edições presenciais do Ciclo de Cultura Tradicional, cuja próxima temporada acontecerá no segundo semestre de 2023.

Neste caso, serão selecionadas cinco cidades interessadas em correalizar o projeto que reflete sobre o lugar da cultura tradicional no contexto contemporâneo, por meio de eventos multilinguagens de tradições caipiras, indígenas, afro-brasileiras, caiçaras, migrantes e imigrantes.

SERVIÇO:
Acesse neste link a Manifestação de interesse para a agenda 2023 da Formação para o Interior.
No mesmo formulário também é possível indicar o interesse em sediar um dos encontros do Ciclo de Cultura Tradicional 2023.

Período de inscrição: até 20 de dezembro

Público: Gestores e gestoras de secretarias, departamentos, fundações e instituições públicas de Cultura de municípios paulistas do interior, do litoral e da região metropolitana (com exceção da capital).

SOBRE O PROGRAMA OFICINAS CULTURAIS

Como uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo desde 1986, e gerenciado pela POIESIS – Organização Social de Cultura, o Programa Oficinas Culturais promove formação e vivência à população no campo da cultura.

O programa dialoga com o interior por meio de dois festivais (FLI – Festival Literário e MIA – Festival de Música Instrumental), Jornadas de Gestão Cultural, Ciclos de Estudos sobre Cultura Tradicional e Contemporaneidade, Programa Qualificação em Artes (qualificação artística de 60 grupos, entre teatro e dança), o Programa de Formação no Interior e ações dedicadas à pesquisa e à experimentação nas diversas linguagens artísticas, a partir da relação direta com 360 municípios, em mais de 600 atividades de formação.

Além disso, na cidade de São Paulo, o programa realiza atividades de formação e difusão em três espaços:  Oficina Cultural Oswald de Andrade (Bom Retiro), Oficina Cultural Alfredo Volpi (Itaquera) e Oficina Cultural Maestro Juan Serrano (Taipas).

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Poiesis – Coordenação de Comunicação
Carla Regina | (11) 4096-9827 | carlaregina@poiesis.org.br

Assessoria de Imprensa
Camila Barbosa |  (11) 4096-9864| camilabarbosa@poiesis.org.br
Jariza Rugiano | (11) 4096-9810 | jarizarugiano@poiesis.org.br
Mariana Lima | (11) 4096-9852 | marianalima@poiesis.org.br
Kallany Ruiz | (110 4096-9864 | kallanyruiz@poiesis.org.br

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo 
Assessoria de Imprensa (11) 3339-8116 / (11) 3339-8162 
(11) 98849-5303 (plantão) 
imprensaculturasp@sp.gov.br  

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo