A estruturação da Política Setorial de Gestão de Museus e Sustentabilidade resultou na realização de dois seminários que serviram de ponto de partida conceitual.

O primeiro deles, o Seminário “Sustentabilidade em Museus: do conceito à prática”, realizado em 22 de novembro de 2019, teve como objetivo compartilhar as iniciativas do Programa Ibermuseus de apoio à adoção de novos modelos de gestão de museus mais conscientes e sustentáveis, sobretudo no que se refere às diretrizes enfeixadas no documento Marco Conceitual Comum em Sustentabilidade (MCCS), lançado com o intuito de ser fonte de inspiração para a gestão sustentável dos museus ibero-americanos.

A partir do seminário, foi constituído o Grupo Técnico da Política Setorial Museus e Sustentabilidade, com participação de técnicos da Unidade de Preservação de Patrimônio Museológico (UPPM), representantes de órgãos representativos do setor, profissionais dos museus paulistas e especialistas da área de museologia.

O segundo encontro, o Seminário sobre o Marco Conceitual Comum em Sustentabilidade de Museus, realizado em 24 de janeiro teve como objetivo interpretar as questões-chave do Marco Conceitual Comum em Sustentabilidade do Ibermuseus, apropriando-as em consonância com os marcos legais e a Política Cultural da Secretaria para a formulação do Plano Estratégico para a Gestão Sustentável em Museus.

Durante o evento, os participantes puderam contribuir com propostas e observações para o Marco Conceitual Comum em Sustentabilidade.

Confira na playlist abaixo os resultados os vídeos dos encontros: