Publicação está disponível na seção publicações do SISEM-SP aqui no site
O SISEM-SP acaba de lançar o e-book do 12º Encontro Paulista de Museus. A publicação consiste em um relatório, contendo o registro da programação e os resultados obtidos no que concerne ao desempenho sobre o processo de comunicação e alcance de público. As informações servem como uma autoavaliação dos organizadores para identificar os pontos que merecem atenção para os próximos encontros.
No e-book, disponível aqui no site, o leitor encontra também os textos produzidos pelo Grupo de Relatoria crítica do EPM, composto por 09 estudantes de cursos de museologia de diferentes níveis: do ensino técnico, graduandos e pós-graduandos da área, além do coordenador da equipe, o museólogo Paulo Nascimento.
Os estudantes, de diversos estados, como Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo, foram selecionados por meio de uma chamada pública, lançada em junho de 2022. A intenção do convite foi ampliar a aproximação do SISEM-SP com futuros profissionais e pesquisadores do campo.
A 12ª edição do Encontro Paulista de Museus ficou marcada pela retomada das atividades presenciais no Museu do Ipiranga, em São Paulo. Com a temática “Bem-viver, território, antirracismo, diversidade: com quantos termos se faz um museu?”, uma série de atividades foram propostas entre 8 e 11 de novembro.
Em diálogo com desafios do mundo contemporâneo, a programação e temática refletiram termos que surgiram na consulta pública feita pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) para a construção da chamada “nova definição de museus” – um processo que visa também balizar programas, ações e políticas públicas de central relevância para todo o setor e toda a sociedade.
O evento permitiu discussões sobre o espaço vivido e sobre as relações entre poder, memórias, patrimônio e identidades. Durante a programação também foi possível acompanhar palestras e debates pelo canal de Youtube do SISEM-SP.
A próxima edição do EPM está programada para novembro de 2024.