7º Encontro Paulista de Museus começa nesta quarta-feira (24/6) em São Paulo

LOGO 7EPM2

Com o tema ‘Museu: Fórum das Comunidades’, o maior evento do gênero no Estado de São Paulo acontece de 24 a 26 de junho, na capital paulista

A sétima edição do Encontro Paulista de Museus, realizada pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e ACAM Portinari, acontece nesta semana, de 24 a 26 de junho. O evento, que reúne anualmente cerca de mil profissionais, pesquisadores e gestores públicos para debater os novos rumos, conceitos e novidades da área museológica, em cinco locais diferentes, promovendo um ambiente ainda mais dinâmico e proporcionando ao público o contato com várias instituições culturais de São Paulo.

A data de apresentação da pauta coincide com a Semana Nacional dos Museus, que comemora o Dia Internacional de Museus (18/5). “O Encontro Paulista de Museus tem se consolidado como um espaço privilegiado para a troca de experiências e debates, que reúne os mais diversos segmentos da museologia paulista. Com a adesão do de São Paulo ao Sistema Nacional de Cultura e a discussão do Plano Estadual de Cultura que se encontra em processo de construção, reforça-se a importância de estreitar essa interlocução com a comunidade museológica e consolidarmos as bases para a construção da Política Estadual de Museus”, assinala o diretor do SISEM, Davidson Kaseker.

A abertura oficial ocorre às 10 horas, no auditório do Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. A primeira conferência terá a presença de Jean Franczyk, diretora-adjunta do Science Museum (Londres), convidada por meio do British Council. O período da tarde será dedicado aos lançamentos de publicações, além dos painéis “As memórias das cidades: museus, territórios e públicos” e “Territórios e públicos: o desafio dos museus”.

Na quinta (25/6), a partir das 9h, as atividades serão desenvolvidas em quatro espaços distintos, três deles situados no Parque do Ibirapuera (Museu Afro, Museu de Arte Moderna – MAM e Auditório da Bienal), além do Museu da Imigração, localizado no Bairro do Brás. Os temas serão “Processos Colaborativos em Museus”, “Educação em Museus e Acessibilidade Cultural”, “Territórios e Públicos”, “Cidade, Gestão e Sustentabilidade em Museus” / “Museus e Movimentos Sociais”.

Entre as atividades do terceiro e último dia do 7EPM (26/6), que serão sediadas no auditório da Fundação Bienal, no Parque do Ibirapuera, está a apresentação da proposta de Cadastro Estadual de Museus, ferramenta que norteará as ações de apoio organizadas pelo SISEM-SP aos museus paulistas nos próximos anos. Em seguida, haverá participação de representantes de outros sistemas estaduais de museus, abrindo espaço para a discussão de documentos de estruturação do setor museal brasileiro. O evento se encerra às 14h.

As informações sobre o 7º Encontro Paulista de Museus estão disponíveis no site www.encontropaulistademuseus.org.br/2015/programa.php