Secretaria de Estado da Cultura dá início ao 4º Encontro Paulista de Museus

No primeiro dia do evento, o destaque foi o lançamento de editais do ProAC (Programa de Ação Cultural) específicos para a área de museus
 
Foi dada a largada da 4º edição do Encontro Paulista de Museus nesta quarta-feira, 13 de junho.  O evento, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, acontece no auditório Simon Bolívar, do Memorial da América Latina, até sexta-feira, dia 15. Na abertura do evento estavam presentes representantes da prefeitura de São Paulo, do Estado e do IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus). Na ocasião, o Secretário de Estado da Cultura, Marcelo Mattos Araujo, anunciou o lançamento de dois editais do Programa de Ação Cultural (ProAC) específicos para a área de museus. É a primeira vez que o programa de incentivo à cultura do Governo de São Paulo lança seleções focadas na preservação e difusão de acervos museológicos. Ao todo, serão R$550 mil distribuídos entre oito projetos.
 
Neste primeiro dia, a programação contou com a participação da diretora do Icom da Espanha, Sofía Bernis, que, em conferência realizada na parte da manhã, apresentou modelos e projetos de gestão adotados por importantes museus espanhóis. No período da tarde, mesas de discussão abordaram as possíveis parcerias que podem ser estabelecidas entre museus e sociedade civil.
 
No encerramento, o público conferiu a apresentação musical da Camerata Darcos, com o violonista Paulo Paschoal.