As instituições, profissionais ou pesquisadores, interessados em participar dos “Painéis Temáticos”, durante o 8º Encontro Paulista de Museus (EPM), têm até o dia 13 de maio (sexta-feira) para efetuarem suas inscrições no site: www.encontropaulistademuseus.org.br. A divulgação dos selecionados e confirmação de presença será entre 15 e 20 deste mês. Neste ano os painéis digitais ganharam um novo formato e contarão exclusivamente com apresentações presenciais.
Realizado pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), instâncias ligadas à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o evento acontece em 13, 14 e 15 de junho, na capital paulista. Com o tema “Redes e Sistemas de Museus: Ações Colaborativas”, a programação celebra os 30 anos do SISEM-SP.
Parte do programa de atividades, do dia 14/5, a partir das 15h, os Painéis consistem em apresentações de até doze minutos sobre ações, projetos, ideias, iniciativas, propostas e “casos de museus”, com relação a quatro temas específicos. Este ano, os assuntos serão: “Comunicação e Serviços ao Público”, “Salvaguarda de Acervo”, “Gestão e Governança” e “Infraestrutura e Edificações”.
O primeiro abordará a acessibilidade comunicacional, ações educativas, projetos de curadoria compartilhada, itinerâncias de exposições, programas educativos, uso de mídias sociais e comunicação institucional. A mesa de abertura contará com a presença da coordenadora de desenvolvimento institucional do Museu Afro-Brasil, Natália Moriyama.
Já o segundo trata do acondicionamento de acervos museológicos, projetos de documentação, inventários participativos, estruturação de reservas técnicas visitáveis, ateliês abertos de restauro de obras de arte e processos participativos de pesquisa. A gerente de artes visuais e tecnologia do Serviço Social do Comércio (Sesc-SP) Juliana Braga de Mattos,será responsável pela apresentação convidada.
O terceiro mostrará as parcerias institucionais entre museus, planejamento estratégico, transparência administrativa, estratégias de pesquisa de perfil e iniciativas de diversificação de públicos, programas de voluntariado, programas de Amigos do Museu, economia criativa e captação de recursos. A palestra inicial traz o diretor geral Ricardo Scardoelli, e a gestora do educativo, Thayame Porto, ambos doCentro Cultural da Juventude (CCJ).
Finalizando, o quarto tópico discutirá a acessibilidade física, ações de sustentabilidade ambiental, estratégias para o combate a incêndios e o combate a pragas urbanas. No painel, o convidado que irá compor a mesa de abertura será o diretor do Museu da Diversidade Sexual, Franco Reinaudo.
Serviço:
8° Encontro Paulista de Museus
Datas: de 13 a 15/6/2016
Horário: 1° Dia – das 9h às 18h; 2° Dia – das 9h às 17; 3° Dia – das 9h às 13h30
Local: Sala São Paulo e no Auditório da Secretaria da Cultura do Estado, no Centro Cultural Júlio Prestes (Rua Mauá, n° 51, na Luz – São Paulo/SP), SESC do Bom Retiro (Alameda Nothmann, n° 185, no Bom Retiro – São Paulo/SP), na Pinacoteca (Praça da Luz, n°2 – Luz), da Estação Pinacoteca (Largo General Osório, n°66 – Santa Ifigênia) e na Escola de Música do Estado de São Paulo – Emesp (Largo General Osório, n°147 – Luz)
Informações: (11) 3339-8111
Inscrições: até 9/6/2016 pelo www.encontropaulistademuseus.org.br
Adesão: gratuita