A política estadual de cultura consiste em um conjunto de iniciativas visando a produção, a distribuição e o uso da cultura no Estado de São Paulo. Na área museológica, a participação da sociedade civil nas decisões relativas ao planejamento de ações culturais tem sido crescente, por meio da atuação dos grupos de Representantes Regionais do Sistema Estadual de Museus e da realização de edições anuais do Encontro Paulista de Museus.
Atualmente, o SISEM-SP é coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo (UPPM/SCEC) e pelo Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP) e tem sua operacionalização de ações feita pela equipe de apoio técnico da ACAM Portinari. Conta, ainda, com a contribuição de todos os 18 museus da SCEC, dentro do Programa de Integração ao SISEM-SP, constante nos seus contratos de gestão, por meio do qual essas instituições compartilham práticas e conhecimento com o conjunto dos museus paulistas.
Importante é entender a sinergia entre as instâncias UPPM e SISEM-SP, revelada pelo compartilhamento dos conceitos orientadores de suas atuações expressos na Missão, Visão e Valores institucionais, que são aplicados igualmente às duas instâncias.
Missão
Promover a preservação, a pesquisa e a comunicação do patrimônio cultural dos museus paulistas em favor do direito dos cidadãos à participação ampla, à memória e à diversidade cultural, por meio da formulação e implementação de políticas públicas para a área museológica e da articulação desses museus.
Visão
Ser referência no campo museal por meio das ações decorrentes das políticas públicas voltadas aos museus paulistas, promovendo a apropriação do patrimônio cultural pela sociedade e garantindo o direito à cultura e à memória.
Valores
Compromisso com os preceitos da ética, executando suas ações com integridade, transparência e respeito.
- Dimensão interna
- Valorização – Valorização dos Recursos Humanos por meio do compromisso com o crescimento pessoal e profissional da equipe.
- Cooperação – Busca por um ambiente colaborativo em que haja cooperação entre os membros da equipe.
- Inovação – Aprimoramento contínuo dos processos, modelos de gestão e tecnologias.
- Dimensão externa
- Compromisso com Resultados – Esforços contínuos para atingir de maneira efetiva, eficiente e eficaz os objetivos estratégicos de salvaguarda, pesquisa e comunicação do patrimônio museológico paulista.
- Foco na responsabilidade sociocultural – Os esforços visam à transformação do patrimônio museológico em recurso de desenvolvimento do cidadão.
Documentos
Os arquivos a seguir apresentam os subsídios iniciais adotados para a elaboração da Política estadual de museus de São Paulo, o documento base para a Política Estadual de Museus e um histórico da trajetória das Políticas públicas da cultura no Estado de São Paulo.