Planejamento e gestão norteiam os debates do 4º Encontro Paulista de Museus

Postado em: 11 de junho de 2012 | EPM
Evento abordará a inserção dos museus no ambiente social e as relações criadas entre os equipamentos e a sociedade 
 
O 4º Encontro Paulista de Museus acontecerá de 13 a 15 de junho no Memorial da América Latina, em São Paulo. Nesta edição, terá como tema as “Novas Fronteiras da Gestão de Museus”, ressaltando a importância da gestão profissionalizada como fator para a inclusão do museu no ambiente social e as relações criadas entre o equipamento e a sociedade civil organizada. O evento é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e da Associação de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari).
 
No primeiro dia (13/6), às 14h, a professora Maria Cristina de Oliveira Bruno mediará à mesa de discussão “Parceiros dos Museus com a Sociedade Civil”. Já às 16h, a docente Regina Sílvia Pacheco conduzirá o debate sobre “Parceria da Sociedade Civil com Museus”. As atividades destacarão não somente as diferentes perspectivas sobre as parcerias estabelecidas entre os museus e a sociedade, mas também de que forma a sociedade civil se organiza para atuar conjuntamente na gestão dos museus. 
 
No último dia do Encontro (15/3), a partir das 9h, ocorre a última mesa “Museus e Ações Inclusivas”. Nela, serão mostrados exemplos de ações em que os museus buscam diferentes públicos, além de levar o trabalho das instituições para outros locais. Entre os palestrantes estarão Guilherme Bueno, diretor do Museu de Arte Contemporânea em Niterói e a museológa Maria Fernanda Pinheiro, do Museu do Homem do Nordeste.
 
As dinâmicas propostas têm como intuito levar aprofundar as discussões no âmbito da gestão museológica. O Encontro é gratuito e aberto a profissionais interessados no tema: gestores, autoridades municipais, estaduais e federais, pesquisadores e estudantes. Os interessados devem realizar inscrição prévia no site www.encontropaulistademuseus.com.br. A programação completa também está no site, com informações sobre hotéis e meios de transporte. 
 
Serviço:
Período: de 13 a 15/6/2012
Local: Auditório Simon Bolívar, no Memorial da América Latina, em São Paulo (av. Auro Soares de Moura Andrade, nº 664, Barra Funda)
Informações: (11) 2627-8111
Transmissão ao vivo: Fórum Permanente – 4º EPM
 
Foto: Jorge Melguizo será um dos palestrantes do 4º EPM deste ano. O conferencista é diretor da Cátedra Medellín-Barcelona, na Colômbia, e apresentará sua experiência na Secretaria de Cultura Cidadã de Medellín. A palestra fechará a manhã do último dia do evento, dia 15/6, às 11h.
Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo