Perguntas Frequentes

Aqui estão as perguntas mais frequentes sobre o SISEM SP. Navegue pelos botões a seguir, clicando para ver as respostas.

O SISEM-SP é uma instância vinculada à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas (SEC) que congrega e articula os museus paulistas para promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico do Estado.

Para saber mais, acesse a página “Quem somos”.

O SISEM-SP atua por meio de quatro programas principais:

  • Programa de Assessoramento dos Museus Paulistas (Ações de apoio técnico/Museus Históricos e Pedagógicos).
  • Programa de Indicadores e Informações de Museus (CEM-SP, Visitas Técnicas, Produção de inteligência).
  • Programa de Articulação, Consulta e Participação Social (EPM, Polos Regionais, Sonhar o Mundo).
  • Programa de Comunicação Institucional (Podcast, transmissões, mídias sociais).

Para saber mais, acesse a página “Quem somos”.

O Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP) é responsável pelo desenvolvimento e operacionalização das atividades do SISEM-SP. É atrelado à Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo (UPPM/SEC).

Para saber mais sobre a estrutura do SISEM-SP, acesse a página “Quem somos”.

O Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP) é a principal ferramenta para que uma instituição museológica paulista integre o Sistema Estadual de Museus. Para saber mais sobre o que é o CEM-SP e como cadastrar sua instituição, acesse a página “Museus SP”.

O Sistema Estadual de Museus disponibiliza um conjunto de perguntas frequentes e respostas sobre o Cadastro Estadual de Museus. Para acessá-las, acesse a página “Museus SP: Perguntas Frequentes”. Caso você precise sanar dúvidas específicas, entre em contato pelo e-mail cemsp@sisemsp.org.br.

O Sistema Estadual de Museus realiza atendimentos virtuais (via e-mail, “Fale Conosco” e redes sociais) e presenciais na Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo. Para saber mais, acesse a página “Fale conosco”.

Todas as ações desenvolvidas e realizadas pelo SISEM-SP são gratuitas e abertas a profissionais de museus, estudantes da área e interessados. Para conhecer a programação, acesse as páginas “Notícias” e “Conexões Museus SP”.

Atualmente, o SISEM-SP disponibiliza uma área específica de sua newsletter mensal para divulgação de ações de parceiros e compartilha postagens em seus “Stories” nas mídias sociais. Para saber as condições de participação, acesse a página “Imprensa”.

Atualmente, o SISEM-SP disponibiliza uma área na Plataforma Museus SP para divulgação e consulta livre de vagas de instituições no estado de São Paulo. Para saber mais, confira a página “Vagas” da Plataforma Museus SP.

O Conselho de Orientação do Sistema Estadual de Museus (COSISEM) atua como principal instância consultiva do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP, efetivando uma discussão participativa sobre as premissas e diretrizes da política cultural para o setor museológico no Estado de São Paulo. Para saber mais sobre a estrutura do COSISEM, acesse a página ‘Colegiados”.

O COSISEM, efetivamente instituído em 2012, está composto por 15 membros titulares e suplentes, distribuídos entre membros vinculados à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas (SEC), membros indicados e membros eleitos. Para saber mais sobre a composição do Conselho, acesse a página “Colegiados”.

As reuniões do Conselho de Orientação do Sistema Estadual de Museus (COSISEM) são abertas à sociedade civil e a cada dois meses, em formato virtual ou presencialmente na sede da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.

Os Polos regionais são orientações geográficas do território paulista para que o SISEM-SP possa realizar ações direcionadas a cada realidade. Para saber mais sobre os Polos, acesse a página “Conexões: Polos Regionais”.

O SISEM-SP disponibiliza em seu site um conjunto de legislações referentes à área de museus em âmbitos estadual, federal e internacional. Para saber mais, acesse a página “Transparência: Legislações”.

Todas as Organizações Sociais de Cultura que administram os Museus da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo devem realizar ações em parceria com o SISEM-SP. Para isso, foi criado o Programa Conexões Museus SP. Para saber mais sobre o programa, acesse a página “Conexões”.

O Portal da Transparência da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo dispõe de uma área específica para o acesso e acompanhamento dos contratos de gestão pactuados com as Organizações Sociais de Cultura. Para saber mais, acesse a área “Transparência Cultura”.

Na página principal do site do SISEM-SP, pode ser acessado o link da Ouvidoria da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, além da Ouvidoria do Governo de São Paulo.

O Encontro Paulista de Museus (EPM) é organizado pelo Sistema Estadual de Museus de São Paulo em parceria com a ACAM Portinari Organização Social de Cultura e hoje configura-se como o maior evento do setor museal paulista, reunindo profissionais de museus, gestores públicos de cultura, estudantes e interessados como um importante espaço para a troca de experiências e debates. Para saber mais sobre o evento e suas edições anteriores, acesse a página “Encontro Paulista de Museus”.

Não há por parte do SISEM-SP nenhum regramento específico no que diz respeito à elaboração de estatutos ou regimentos internos de museus. Para esclarecer o que o SISEM-SP entende por estatuto e regimento interno, no âmbito do CEM-SP, o conceito e a definição destes dois documentos constam na página “Museus SP”.

O Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP) não conta com uma biblioteca aberta ao público, por isso disponibilizamos nossas publicações online por meio da página “Conteúdos”. Deste modo, mais pessoas podem ter acesso aos conteúdos produzidos em parceria com o SISEM-SP, ainda que não com seja por meio de exemplar impresso.

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo