Painéis Digitais – 7º Encontro Paulista de Museus

Painéis digitais – 7º Encontro Paulista de Museus
Como acontece desde a 4º edição do EPM haverá uma área especial chamada “Painéis digitais”. Até 18 apresentações serão selecionadas para serem exibidas nos painéis digitais, telas de LCD que passarão os conteúdos selecionados em looping. Ao lado das telas haverá uma sinalização identificando as apresentações e haverá uma bancada disponível para a disponibilização de materiais impressos para o público.
 
Tema 1: “Museus e Cidades”
Para este painel, queremos selecionar exemplos de ações desenvolvidas pelos museus que demonstrem o protagonismo destas instituições nas questões urbanas e da comunidade. Por exemplo, como os museus tratam a questão da mobilidade ou do descarte de resíduos e reciclagem ou das relações intergeracionais ou mesmo da identificação e exposição do patrimônio cultural da cidade para seus habitantes.
Tema 2: “Museus e Territórios”
Este painel buscará trazer exemplos de ações que tratam da relação do museu com as diversas identidades presentes num mesmo território. Como o museu dá voz a estas diferentes identidades (que podem ser migrantes, imigrantes, negros, indígenas, ciganos, etc.).
 
Tema 3: “Museus e Públicos”
Aqui buscar-se-á destacar projetos que tratem de ações de inclusão sociocultural, mapeamento de novos públicos e atividades visando a ampliação do público de museus.
 
Para participar dos painéis digitais, os museus deverão encaminhar um CD com o arquivo da apresentação em formato PowerPoint (outros formatos não serão aceitos), com o seguinte padrão:
  • Apresentação em PowerPoint (arquivo com extensão .ppt ou .pptx);
  • Apresentação contendo até 10 slides, com texto e imagens;
  • O design (template) da Apresentação é livre, devendo priorizar a identificação da identidade visual da instituição ou projeto. A Apresentação deve ser sintética, clara nos seus objetivos e com boa legibilidade visual. Atenção a quantidade de texto, imagens, bem como o tamanho e cor das fontes utilizadas;
  • Os conteúdos a serem apresentados devem seguir o seguinte roteiro, adequando-se as particularidades de cada instituição ou projeto:
    • Slide 1: abertura com o nome do museu / título do projeto
    • Slide 2: informações gerais do projeto (localização, responsáveis etc.)
    • Slides 3-4: contextualização/apresentação do projeto
    • Slides 5-9: detalhamento do projeto
    • Slide 10: ficha técnica
  • Outras especificações:
    • Os slides devem ter formato horizontal.
    • Não colocar transição entre um slide e outro.
    • As imagens devem ser dimensionadas para o tamanho do slide, com 72 dpi cada.
Cronograma e contatos para envio das apresentações:
Data para entrega das apresentações para os painéis até 29 de maio de 2015
As informações (em mídia) deverão ser encaminhadas por correio para:
 
Sistema Estadual de Museus – SISEM-SP
Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo
Rua Mauá, 51 – 01028-900 – São Paulo – SP
 
Ou pelo email sisem@sp.gov.br
 
Dúvidas ou informações complementares:
Quaisquer dúvidas, permanecemos à disposição para esclarecimentos nos emails sisem@sp.gov.br ou no telefone 3339-8208.
Agradecemos desde já sua atenção e ficamos no aguardo de suas apresentações.