Museus da SEC terão programação noturna durante o período do 5º EPM

Postado em: 18 de junho de 2013 | EPM

DIA 19 DE JUNHO  

* Casa Guilherme de Almeida 

Modernismo em Revista 
Por Ivan Marques
Dia 19/6, Quarta-feira, 19 de junho, das 19h às 21h

Palestra sobre o papel das revistas literárias no movimento modernista brasileiro. De Klaxon à Revista de Antropofagia, os periódicos foram instrumentos de difusão, arregimentação e combate, como ocorreu em outros países da Europa e das Américas. Mas foram sobretudo espaços importantes de reflexão e crítica, nos quais a nossa vanguarda pôde aprofundar suas idéias em retorno do que seria o “moderno brasileiro”. Para além da divulgação de manifestos e criações literárias, numa época em que ainda era difícil e escassa a publicação de livros, as revistas contribuíram decisivamente para a construção e o refinamento do ideário modernista.

Casa Guilherme de Almeida - Fonte Blog Livros ontem hoje e sempre

Imagem: Casa Guilherme de Almeida/ Fonte: Blog Livros ontem hoje e sempre


DIA 20 DE JUNHO  

* Casa das Rosas

Palestra-recital
Poesia italiana: Haroldo tradutor de poetas e poeta traduzido
Por Aurora Bernardini
Quinta-feira, 20 de junho, às 20h

Nesta palestra-recital será apresentada uma tradução inédita de Eugenio Montale por Haroldo de Campos, além de trancriações de Giuseppe Ungaretti (em parceria com Aurora Bernardini), Dante Alighieri e Giacomo Leopardi. Traduções de Haroldo para o italiano, por Daniela Ferioli, também fazem parte do repertório. Além de abordar a prática e a teoria da tradução de Haroldo de Campos, a palestra discutirá sua eventual ligação com a teoria da
formatividade de Luigi Pareyson.

Casa das Rosas   Museus   Cultura   Conheça SP   Portal do Governo do Estado de São Paulo

Imagem: Casa das Rosas / Fonte: Portal do Governo do Estado de São Paulo

 

* Pinacoteca do Estado 

Exposições:
Lucy Citi Ferreira
Data: De 15 de junho até 20 de outubro
Exposição com obras recentemente doadas pela artista para a Pinacoteca

Painéis de grafite
Data: De 16/03 a 26/12
Exposição, no lado externo da Pinacoteca, apresenta 42 painéis, realizados pelos grafiteiros Ota, Luis 83, Filur e Davi Marroquino, em 2012 durante a Virada Cultural.

Alexandre Estrela – 1 Homem entre 4 paredes
Data:De 25 de maio até o dia 04 de agosto

Pinacoteca do Estado de São Paulo, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, apresenta a instalação 1 Homem entre 4 paredes do artista português Alexandre Estrela (1971). A instalação é composta por um túnel de 22m que termina numa sala onde imagem e som são apresentados em sincronia. Alexandre Estrela é considerado um dos principais artistas da nova geração portuguesa e esta é a primeira vez que seu trabalho é visto no Brasil. A mostra é realizada no âmbito do protocolo celebrado entre a Direção Geral das Artes, tutelada pelo Ministério da Cultura português, e a Pinacoteca do Estado de São Paulo e tem a curadoria de Valéria Piccoli, curadora chefe da Pinacoteca do Estado. O Projeto Octógono Arte Contemporânea da Pinacoteca do Estado de São Paulo – espaço para a experimentação de práticas artísticas – tem o patrocínio do Banco Bradesco para sua edição de 2013.

Palestra “QUESTÃO INDIGENA NA CIDADE SÃO PAULO”
Quinta-feira, 20 de junho, às 19h
Palestra com representantes da Fundação Nacional dos Índios (Funai), das aldeias Krukutu e Ankararu e Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos. Na ocasião também será lançado o livro A Cidade como local de Afirmação dos Direitos Indígenas que trata da presença indígena no meio urbano.

Apresentação Musical
Quinta-feira, 20 de junho, às 20h
Apresentação do coral Crianças Guarani Aldeia Tekoa Pya e Toré Pankaru.

Pinacoteca do Estado de São Paulo Fonte - Portal do Governo de SP

 Imagem: Pinacoteca / Fonte: Portal do Governo do Estado de São Paulo


* MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo

Exposições:
Abertura da MOSTRA LABMIS 2012
Horário: às 19h30 – terças a sextas, das 12 às 21h; sábados, domingos e feriados, das 11 às 20h

Com objetivo de fomentar a produção de obras que se desenvolvem a partir das linguagens contemporâneas que utilizam mídias tecnológicas, o MIS selecionou, no ano de 2012, quatro projetos de artistas brasileiros que participaram da Residência LABMIS. Ao longo processo, o Museu possibilitou aos selecionados o livre acesso à infraestrutura tecnológica do LABMIS e ofereceu orientação técnica e teórica. Resultado desta experiência, a exposição apresenta as obras Maldita Parede, de André Asai e Malu Risi; Fototímidos, de Cesar Garia; {trapezios}, de Eduardo Soares; e Paisagens Troposcópicas, de Paula Dagner.
Na abertura da exposição, que marca também o lançamento do site LABMIS, os artistas apresentam o processo e o resultado de seus projetos para o público.

Museu da Imagem e do Som de São Paulo

 Imagem: MIS / Fonte: Portal do Governo do Estado de São Paulo


DIA 21 DE JUNHO 

* Casa das Rosas 
Lançamentos
Livros “Corpos em cena” e “Tempestardes”
Sexta-feira, 21 de junho, às 19h.

Serão lançados, pela Editora Patuá, os livros “Corpos em cena” de Susanna Busato e “Tempestardes” de Leo Chioda. Ambos premiados pelo Proac – Programa de Ação Cultural do Governo do Estado.

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo