Abertura do 5º EPM destaca relação entre museus e cidadania

Postado em: 21 de junho de 2013 | EPM

Com mais de 1.100 inscritos, o evento foi aberto nessa quarta-feira (19/6) e segue até amanhã (21/6), no Memorial da América Latina, em São Paulo.

A consolidação de políticas públicas para o setor de museus e o papel que ele exerce na sociedade contemporânea. Esse é o tema central do 5º Encontro Paulista de Museus, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio do SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus) e em parceria com a ACAM Portinari (Associação de Apoio ao Museu Casa de Portinari), e que foi aberto ontem (19/6), no Memorial da América Latina, em São Paulo.

Em seu pronunciamento, o secretário de Estado da Cultura, Marcelo Mattos Araujo, destacou que o EPM é um espaço privilegiado para uma reflexão sobre a relação entre museus e cidadania. “Acho que essa é uma das expectativas da sociedade atual e os museus têm um papel fundamental de contribuição nesse processo como um todo”, afirmou.

Ainda segundo Araujo, a implementação de políticas públicas para museus passa por um processo de descentralização. “É muito importante que essas políticas circulem pela capital, interior, litoral, enfim, que cheguem a toda a população de forma eficaz. Nesse contexto, o SISEM-SP tem um papel muito importante ao fomentar uma série de ações que consolidam esse objetivo”, observou.

Programação – O 5º EPM, que termina nessa sexta (21/6), oferece uma programação variada com palestras, debates, avaliação de resultados, reuniões de articulação e apresentações de casos de sucesso, como o do Horniman Museum and Gardens, de Londres, dentro de uma parceria com o British Council.

Na palestra, mediada por Renata Motta, coordenadora da UPPM (Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico), da Secretaria de Estado da Cultura, a diretora do museu britânico, Janet Vitmayer, falou sobre o tema “Museus e o fortalecimento das relações sociais”, mostrando como engajar a comunidade nessa causa.

“Eles trazem uma experiência muito importante nesse sentido o que também é um grande desafio para os nossos museus. Temos muito a aprender a respeito do engajamento de nossas equipes, a fim de promover uma ressignificação participativa dos nossos acervos, em especial dos museus do interior que possuem acervos tão diversificados quanto o do museu do Reino Unido. Já temos uma parceria em andamento”, disse Motta.

No período da tarde, a programação foi retomada com a palestra “Políticas públicas para museus no contexto federativo”, com Antonio Carlos de Moraes Sartini, diretor do Museu da Língua Portuguesa; Afonso Luz, diretor do Museu da Cidade de São Paulo; e Renata Motta, coordenadora da UPPM.

Na sequência foi ministrada a palestra “Políticas públicas para museus e seus diversos atores”, com Anna Helena Altenfelder, superintendente do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária); João Carlos de Figueiredo Ferraz, presidente do Instituto Figueiredo Ferraz; e Marília Bonas, diretora executiva da Associação dos Amigos do Museu do Café – Organização Social de Cultura.

“Procuramos montar uma programação que trouxesse conteúdo aprofundado e relevante. O Encontro Paulista de Museus é uma das ações que o SISEM-SP promove, ao longo do ano, no sentido de colocar em prática as políticas públicas voltadas aos museus paulistas”, diz Davidson Panis Kaseker, diretor do SISEM-SP.

Hoje, quinta-feira (20/06), pela manhã, serão apresentados o balanço de 2012, as perspectivas do SISEM-SP para 2013 e, ainda, o Conselho de Orientação da Instituição. À tarde acontecem a sessão preparatória para as reuniões das macrorregiões, com representantes do SISEM-SP, e uma apresentação sobre a Conferência Internacional do Icom, no Rio de Janeiro, no segundo semestre deste ano.

A programação completa do 5º Encontro Paulista de Museus pode ser acessada pelo www.encontropaulistademuseus.org.br. Ainda dá tempo para quem quiser participar. As inscrições são gratuitas.

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo