8º EPM é sucesso de público e conteúdo

Postado em: 20 de junho de 2016 | EPM

Em 2016, o Encontro Paulista de Museus não só comemorou os 30 anos do SISEM, mas também teve o anúncio de importantes medidas de fomento aos museus paulistas

Com recorde de 1.616 inscritos, palestras, painéis temáticos e intercâmbio de conhecimento, concretizado pela presença de grandes nomes da museologia, o 8º Encontro Paulista de Museus (EPM), realizado pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e da ACAM Portinari, terminou na quarta-feira (15/6), em São Paulo, com balanço extremamente positivo.

O tema abordado foi “Redes e Sistemas de Museus: Ações Colaborativas”. Além de debater o assunto, o Encontro comemorou o aniversário do SISEM-SP, que há 30 anos segue articulando as políticas públicas do Estado de São Paulo para o segmento.

SISEM EPM

“A história do Sistema de Museus demonstra na prática que a atuação conjunta é o melhor caminho para o fortalecimento da política cultural, não de um Estado, de cada município ou de instituições privadas isoladamente, mas de todas reunidas por um bem comum: a valorização do patrimônio cultural sob a responsabilidade de nossos museus”, afirma o secretário da Cultura, Marcelo Araujo.

O EPM apresentou várias medidas importantes para o setor, como a assinatura de uma Resolução que institui o Cadastro Estadual de Museus de São Paulo (CEM-SP) e o lançamento dos Editais ProAC de Museus 2016. O Cadastro consiste em uma ferramenta importante para mapear e orientar as políticas públicas para os museus paulistas, configurando-se, certamente, como uma bússola para a atuação do SISEM-SP nos próximos anos.

“Trata-se de uma sistematização de informações, um guia orientador na busca de qualificação das instituições museológicas do Estado de São Paulo”, explica Renata Motta, coordenadora da Coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM).

Como em todos os anos, o Programa de Ação Cultural (ProAC) na área de museus contemplará oito projetos nas categoria “Preservação de Acervos” e “Difusão de Acervos”. Porém, a novidade deste ano, é a possibilidade de pessoas físicas poderem propor projetos em uma das modalidades propostas. As inscrições acontecem até o dia 28/7. 

Outro momento de destaque foi à homenagem dos ex-gestores, que fizeram parte da história do SISEM, com a entrega de uma medalha. Também ocorreram as eleições do novo Conselho de Orientação do SISEM (COSISEM) e dos Representantes Regionais que, junto com o Grupo Técnico do SISEM. Já os Painéis Temáticos foram compostos por nomes importantes do cenário nacional, além de representantes de instituições do Canadá, da Colômbia e da Inglaterra.

A oitava edição do Encontro marcou o engajamento e a participação do público que lotou os auditórios da Sala São Paulo, da Secretaria da Cultura do Estado, do Sesc Bom Retiro, da Pinacoteca, da Estação Pinacoteca e da Escola de Música do Estado de São Paulo (Emesp), nos três dias do evento.

IMG-20160613-WA0031Secretário da Cultura do Estado de São Paulo, Marcelo Araujo, assina a Resolução que institui o
Cadastro Estadual de Museus de São Paulo (CEM-SP)
 

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo