8° Encontro Paulista de Museus será na Sala São Paulo

Evento em celebração aos 30 anos do SISEM ocorrerá de 13 a 15 de junho, com o tema ‘Redes e Sistemas de Museus: Ações Colaborativas’

O Encontro Paulista de Museus (EPM) já tem data, local e tema definidos. A 8ª edição do evento ocorre de 13 a 15 de junho, na Sala São Paulo e no Auditório da Secretaria da Cultura do Estado, além do Sesc Bom Retiro, da Pinacoteca, da Estação Pinacoteca e da Escola de Música do Estado de São Paulo (Emesp), com o tema “Redes e Sistemas de Museus: Ações Colaborativas”. A programação celebra o aniversário do Sistema Estadual de Museus (SISEM), que há 30 anos articula as políticas públicas do Governo de São Paulo para o segmento.

Além das comemorações, o Encontro reserva outros momentos importantes para o setor, como o lançamento do Cadastro Estadual de Museus (CEM), que está sendo discutido e elaborado há mais de um ano com a participação das instituições da capital, interior e litoral e profissionais da área da cultura.

“O Cadastro Estadual de Museus, na forma como está concebido, será uma ferramenta importante para mapear e orientar as políticas públicas para os museus paulistas, configurando, certamente, uma bússola para os próximos anos do SISEM-SP”, comenta o Secretário da Cultura Marcelo Mattos Araújo.

Também ocorrerão as eleições do novo Conselho de Orientação do SISEM (COSISEM) e dos Representantes Regionais que, junto com o Grupo Técnico do SISEM, têm papel fundamental na definição das prioridades e no planejamento das ações da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo para as regiões que representam.

Já os painéis, serão compostos por nomes importantes do cenário nacional, além de representantes de instituições do Canadá, da Colômbia e da Inglaterra. Entre as autoridades, estarão o presidente do IBRAM, Carlos Roberto Brandão, o secretário da Cultura do Estado de São Paulo, Marcelo Mattos Araújo, a coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM), Renata Motta, e o diretor do SISEM-SP, Davidson Kaseker.

O Encontro Paulista de Museus é realizado pelo SISEM-SP, instância ligada à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, e a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), com as parcerias do British Council, Fundação Osesp, Escola de Música do Estado de São Paulo (Emesp) – Tom Jobim, Pinacoteca e o  Sesc do Bom Retiro. 

Serviço:

8° Encontro Paulista de Museus
Datas: de 13 a 15/6/2016
Horário: 1° Dia – Das 9h às 18h; 2° Dia – Das 9h às 17; 3° Dia – Das 9h às 13h30
Local: Sala São Paulo e no Auditório da Secretaria da Cultura do Estado, no Centro Cultural Júlio Prestes (Rua Mauá, n° 51, na Luz – São Paulo/SP), SESC do Bom Retiro (Alameda Nothmann, n° 185, no Bom Retiro – São Paulo/SP), na Pinacoteca (Praça da Luz, n°2 – Luz), da Estação Pinacoteca (Largo General Osório, n°66 – Santa Ifigênia) e na Escola de Música do Estado de São Paulo – Emesp (Largo General Osório, n°147 – Luz)
Informações: (11) 3339-8111
Inscrições: até 9/6/2016; www.encontropaulistademuseus.org.br 
Adesão: gratuita

 

EPM 8                                     Imagem da última edição do Encontro Paulista de Museus (EPM), realizado em julho de 2015