6º EPM elegerá representantes para a região de Itapeva

Nova área de articulação do SISEM-SP no interior reúne 32 municípios; já estão abertas as candidaturas para concorrer as vagas locais

Buscando promover a qualificação e o fortalecimento institucional a favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista, o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria de Estado da Cultura, passa a contar com mais uma Região Administrativa. Com 32 municípios, a nova RA Itapeva vai contribuir para aumentar a articulação nos museus na região sul do Estado. As eleições para os representantes locais serão feitas durante o 6º Encontro Paulista de Museus, que acontece de 2 a 4 de junho, em São Paulo.

Com a criação da R.A. de Itapeva formalizada neste início de ano pelo governador Geraldo Alckmin, a nova regional passará a ter representação no Grupo de Trabalho de Representantes Regionais instituído pelo SISEM-SP, cujas atribuições são a de atuar em conjunto com o Grupo Técnico do SISEM na definição das prioridades e no planejamento das ações da Secretaria de Estado da Cultura para a área museológica nas suas respectivas regiões.

“Poucos são os municípios da R.A. de Itapeva que contam com museus em funcionamento e a representação no SISEM será de grande utilidade para estruturar esse setor no sul paulista”, afirma o diretor do SISEM, Davidson Kaseker.

Serão eleitos dois Representantes Regionais, um titular e um adjunto, e dois suplentes. As inscrições de candidaturas vão até 20/05 e devem ser feitas com envio de e-mail para sisem@sp.gov.br. Os interessados devem seguir o Regimento Eleitoral que está disponível na íntegra no endereço eletrônico do SISEM-SP (www.sisemsp.org.br) e do Encontro Paulista de Museus (www.encontropaulistademuseus.org.br), local onde também poderão ser efetuadas as inscrições para o evento.

Encontro Paulista de Museus

Considerado um dos maiores eventos estaduais da área museológica, o 6º Encontro Paulista de Museus, que acontece de 2 a 4 de junho, incluirá palestras com grandes nomes da museologia internacional e nacional. Em 2014, o EPM será realizado na sede da Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas, em São Paulo, e contará com a participação de David Fleming, diretor do National Museums Liverpool, Georgina Young, do Museum of London e Kátia Felipini, do Memorial da Resistência. As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo endereço www.encontropaulistademuseus.org.br.

 21-05-eleicoes