Tutorial demonstra como acessar a Plataforma ADA pela primeira vez e preparar a instituição para o CEM-SP

A plataforma digital ADA do Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP) é um ambiente on-line do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, que concentra todas as informações referentes aos processos cadastrais das instituições museológicas paulistas.

A partir dela, é possível aos usuários a criação de perfis profissionais para a inscrição de ações com a parceria ou realização do SISEM. Além disso, também é possível criar instituições que permitirão a submissão de Instrumentos de Qualificação Cadastral, bem como a consulta a relatórios técnicos, relatórios situacionais, pareceres com base nas visitas técnicas de aferição e o resultado das deliberações realizadas pelo Conselho de Orientação do SISEM-SP (COSISEM).

As informações fornecidas ou geradas pela plataforma permitem ao SISEM-SP arquitetar estrategicamente suas políticas públicas por meio de avaliações quantitativas e qualitativas contínuas realizadas a partir de relatórios gerenciais específicos.  Ao aderir ao CEM-SP, a instituição também tem acesso diferenciado a fontes de financiamento público por meio de editais.

Para tirar quaisquer dúvidas sobre como fazer o primeiro acesso e preparar a instituição para o CEM-SP, o SISEM-SP preparou um vídeo com o passo a passo de todo o processo. Tais informações também estão disponíveis no Manual de Funcionamento do CEM-SP, cujo download pode ser feito clicando aqui.

“É importante que os museus tenham materiais de apoio para facilitar o preenchimento do Cadastro Estadual de Museus, por isso, disponibilizamos um material completo e didático ao alcance de todos”, diz Davidson Kaseker, diretor do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP.

Assista ao vídeo tutorial:

Fonte: SISEM-SP