SISEM-SP prorroga inscrição do Cadastro Estadual de Museus na Baixada Santista

Postado em: 16 de agosto de 2016 | CEM-SP

Adesão pode ser realizada até 13/09 e será avaliada por ordem de inscrição

 

Com o objetivo de oferecer uma melhor reestruturação e regulamentação para as instituições museológicas da Baixada Santista, o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) prorroga inscrição da fase piloto do Cadastro Estadual de Museus de São Paulo (CEM-SP) para 13 de setembro de 2016. Para realizar o cadastro, é necessário que a instituição envie o termo de adesão e preencha o instrumento de qualificação cadastral disponível aqui.

O CEM-SP é uma ação governamental da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, que está sendo implantada em parceria com a Organização Social ACAM Portinari. Nesta fase piloto, o projeto teve inicio na Baixada Santista, pois a região possui número significativo de museus privados, públicos e estaduais, segundo mapeamento realizado em 2009 pelo SISEM-SP, que contabilizou cerca de 19 museus na região metropolitana de Santos.

O Cadastro se caracteriza como fonte de informações sistematizadas sobre os museus paulistas em toda sua diversidade, constituindo-se como um instrumento de planejamento para a formulação de políticas públicas para o setor. Poderão se cadastrar os equipamentos culturais caracterizados como instituições permanentes, sem fins lucrativos, que preservem e divulguem acervos culturais materiais ou imateriais em espaços abertos ao público para finalidade de estudo, pesquisa, educação e fruição, contando com quadro de pessoal para seu funcionamento.

A adesão ao CEM-SP é voluntária, mas a aprovação do registro estará sujeita ao atendimento de parâmetros técnicos e será realizada por ordem de inscrição.

Os parâmetros técnicos estabelecidos pelo Cadastro Estadual de Museus de São Paulo – construídos colaborativamente com a participação de gestores culturais e profissionais de museus – representam um alicerce consolidado para o balizamento de orientações técnicas que em muito poderão contribuir para o desenvolvimento institucional dos museus”, comenta o diretor do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP, Davidson Kaseker.

 

1.Cem-sp.3

 

Mais informações à imprensa
Secretaria de Estado da Cultura – Assessoria de Imprensa
Viviane Ferreira (11) 3339-8243 | viferreira@sp.gov.br
Gisele Turteltaub (11) 3339-8162 | gisele@sp.gov.br  

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo