O Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, realiza um amplo mapeamento das instituições museológicas por meio do Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP). A sistematização dos dados visa contribuir para a elaboração de políticas públicas de fortalecimento do setor, considerando as realidades institucionais de cada região.
Além disso, o CEM-SP vem se constituindo como canal de referência para consulta de informações por pesquisadores, estudantes e demais interessados na área museológica, oferecendo indicadores e dados para a produção de materiais diversos, como artigos, teses e pesquisas científicas, com foco no cenário dos museus paulistas.
A partir do cadastro, o SISEM-SP também pretende identificar o perfil das pessoas que atuam profissionalmente na área museológica. O intuito é promover estratégias de envolvimento e qualificação voltadas às necessidades deste público.
PANORAMA GERAL DO CADASTRAMENTO (até setembro de 2022)
3.462 perfis cadastrados Contempla profissionais de museus e da cultura, pesquisadores, estudantes e interessados pela área. |
292 instituições museológicas inscritas Estão aptas para iniciar o processo de cadastramento. |
343 cadastros iniciados na Plataforma do CEM-SP*. Envolve os museus que acessaram o formulário de cadastramento, chamado Instrumento de Qualificação Cadastral Básico (IQC Básico). Inclui tanto os que já preencheram os dados como os que estão no processo. *Essa fase envolve também os museus que estão realizando a renovação cadastral obrigatória |
162 processos em fase de análises Instituições que aguardam a seleção de equipes de análise do SISEM-SP e, por consequência, a realização de visitas técnicas de aferição e produção de relatórios. |
116 processos cadastrais concluídos Envolve os museus que já passaram pela visita técnica e pela elaboração de relatórios, encaminhados à conclusão dos processos cadastrais. |
CADASTRAMENTO POR REGIÃO E CIDADES (até setembro de 2022)
Região |
57 instituições inscritas (Capital) |
27 instituições inscritas (Vale do Paraíba) |
23 instituições inscritas (Campinas) |
Município |
57 instituições inscritas (São Paulo) |
16 instituições inscritas (Campinas) |
12 instituições inscritas (Santos) |
QUEM PODE SE CADASTRAR?
Estão aptas ao processo instituições culturais de caráter permanente e sem fins lucrativos que se dedicam à preservação e divulgação de acervos culturais, materiais ou imateriais, em espaços abertos ao público para a finalidade de estudo, pesquisa, educação, fruição, contando com quadro de pessoal para seu funcionamento (Decreto Estadual 57.035/2011).
POR QUE SE CADASTRAR?
1. O seu museu passa a compor os indicadores da área museológica no estado de São Paulo e possibilitará a elaboração de um diagnóstico sobre o funcionamento de museus para que sejam elaboradas políticas e ações de qualificação, valorização do patrimônio museológico paulista.
2. Os museus cadastrados passam a compor a rede de museus, recebem orientação e que contribui para o seu fortalecimento institucional.
3. Os museus contarão com diferencial importante na análise de propostas para projetos que visam fontes de financiamento cultural Editais ProAc Museus e ProAc ICMS, disponibilizadas pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
3 – Os museus terão acesso a ações de formação e capacitação definidas com base nas necessidades específicas e conjunturais de cada região, além de participação em ações integradas e articuladas com outros museus.
Para sanar dúvidas sobre o CEM-SP acesse: www.sisemsp.org.br/cadastro-estadual-de-museus
Copyright para © SISEM-SP 2023 | Desenvolvido por Inova House