Acompanhe as visitas técnicas realizadas – Janeiro-Abril 2022

O SISEM-SP e a Organização Social de Cultura ACAM Portinari fizeram, de janeiro a abril deste ano, 20 visitas técnicas de aferição para o Cadastro Estadual de Museus de São Paulo (CEM-SP). A redução da fila de visitas técnicas é uma das principais diretrizes da instância para 2022, uma vez que a interrupção das atividades presenciais em decorrência da pandemia de Covid-19 afetou o calendário de cadastramento de novas instituições e a renovação de museus já cadastrados.

A visita técnica ocorre para que o SISEM-SP possa aferir as informações disponibilizadas pelos museus no preenchimento do Instrumento de Qualificação Cadastral Básico. A partir dos dados coletados, importantes documentos entregues aos museus como contrapartidas ao cadastramento podem ser redigidos, como são os casos do Relatório Técnico e o Relatório Situacional. Assim, as visitas técnicas atuam como atividades de assessoramento personalizado a todos os museus que aderirem ao CEM-SP.

Para garantir um maior número de visitas técnicas, o SISEM-SP e a ACAM Portinari desenvolveram um sistema de mutirões regionais. Assim, as equipes designadas conseguem diagnosticar de forma mais efetiva as dinâmicas de região e desenvolver orientações mais assertivas para cada realidade. Os mutirões realizados no primeiro quadrimestre do ano atenderam as regiões de:

  • São José do Rio Preto: Museu de Arte Primitivista José Antônio da Silva, Museu Histórico e Pedagógico Dom João VI, Pinacoteca Municipal (São José do Rio Preto), Museu Histórico Municipal Izabel Margarida Ortenblad (Tabapuã), Museu de Paleontologia Pedro Candolo (Uchoa) e Museu Histórico Municipal de Fernandópolis;
  • Ribeirão Preto: Museu Histórico Jorge Nogueira de Carvalho (Guariba), Museu da Cidade (Sertãozinho), Museu da Cana (Pontal), Museu Casa de Portinari (Brodowski), Museu da Imagem e do Som de Ribeirão Preto e Museu Casa da Memória Italiana (Ribeirão Preto);
  • Vale do Paraíba: Museu do Lixo da Urbanizadora Municipal – URBAM (São José dos Campos), Museu Histórico da Usina CGH (Cachoeira Paulista), Museu da Associação Desportiva e Cultural Capoeira Besouro Mangangá (São José dos Campos), Museu de Antropologia do Vale do Paraíba (Jacareí), Museu do Folclore de São José dos Campos e Museu Histórico e Cultural Padre Carlos Leôncio da Silva (Lorena);
  • Litoral Norte: Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba e Museu de História, Pesquisa e Arqueologia do Mar da Fundação Mar (São Sebastião).

No segundo quadrimestre de 2022, o SISEM-SP e a ACAM Portinari preveem a realização de mais 20 visitas técnicas de aferição.

Confira na galeria algumas imagens das visitas técnicas realizadas no período: