Pontos MIS e SISEM-SP abrem exposição Beleza Americana em Botucatu

Postado em: 26 de julho de 2022 | Conexões

Além da mostra, que traz imagens da fotógrafa Paula Clerman sobre a classe média norte-americana, o público poderá participar de uma oficina de fotografia gratuita oferecida pelas instituições

O Ponto MIS, em parceria com o Sistema Estadual de Museus de São Paulo – SISEM-SP, inaugura, em 29 de julho, a mostra fotográfica Beleza Americana, em Botucatu – município do interior paulista. A iniciativa é um programa do Museu da Imagem e do Som, instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, para formação e difusão cultural no Estado. Com entrada gratuita, a exposição pode ser visitada, até 30.09, na Pinacoteca de Botucatu.

A mostra Beleza Americana, selecionada pelo programa Nova Fotografia do MIS em 2016, é o resultado de uma pesquisa que visa discutir os padrões de beleza e comportamento na sociedade norte-americana, sob um olhar brasileiro. Paula Clerman escolheu como locação do ensaio fotográfico a praia, lugar no qual se delimitam espaços temporários de extensão da casa das pessoas, onde parte da intimidade e da cultura de cada um é revelada através da construção desses microespaços.

Oficina fotográfica

Completando a programação, o Educativo MIS realiza, no dia 6 de agosto, a oficina Beleza Americana – Treinando o olhar. Como o exercício do olhar fotográfico pode nos ajudar a produzir imagens melhores? Passando por diversas imagens, a oficina vai discutir como regras de composição foram aplicadas ou suprimidas pelos fotógrafos e o motivo destas escolhas. O encontro, gratuito, será finalizado com uma proposta prática. As inscrições acontecem no dia da atividade, presencialmente, na própria Pinacoteca de Botucatu.

Sobre Paula Clerman

Paula Clerman é formada em administração de empresas pela FAAP. Trabalhou com moda a maior parte de sua carreira, e desde 2009 se dedica à fotografia como prática artística e reflexão. Através do seu trabalho, visa captar a sutileza das situações inusitadas, contrastes ou incongruências da realidade. Em 2015, foi vencedora do 4th International Exhibition of Photography Photo Emotion, na Bósnia e Hezergovina. “Apesar de ser brasileira, frequento Miami todos os anos desde o início dos anos 90 e sempre observei a maneira como a beleza era tratada. Ao ir ao supermercado me chamava atenção as unhas da cobradora do caixa, eram enormes e exigiam o auxílio de um lápis ou pinça para “pescar” o dinheiro. Os cílios também postiços foram evoluindo ao longo destes anos chegando então às praias ao invés do protetor solar. Os cabelos então, um capítulo à parte, coloridos, postiços, amarrados, soltos, combinando com a cor do mar. Tudo é válido. Ao ir para a praia verifiquei que o que valia para a cidade também valia para a praia. Foi quando me interessei por esta sociedade, em sua maioria de classe média, miscigenada vivendo democraticamente onde a exposição pessoal se aproxima de Holywood de maneira exagerada. Como uma pessoa que vive em um país de muitas desigualdades e que passa por um período conturbado em que a esperança de viver um futuro digno para todos se sente ameaçada, invejei este sonho americano que segundo James Truslow Adams ‘a vida deveria ser melhor, mais rica, mais completa e com oportunidades para todos, baseada em suas habilidades ou conquistas.”

Sobre o Nova Fotografia

Criado em 2011, o Nova Fotografia é um projeto anual do Museu da Imagem e do Som de São Paulo que busca criar um espaço permanente para exposição de fotografias de artistas promissores que se distinguem pela qualidade técnica e distinção conceitual de seus trabalhos. A cada ano, seis séries de imagens são escolhidas por meio de convocatória e expostas no Museu.

Sobre o Pontos MIS 

O Pontos MIS é um programa de formação e difusão cultural com atuação em todo Estado de São Paulo. As cidades parceiras recebem programação de filmes, oficinas, palestras, exposições e formação em gestão cultural, visando a formação de novos públicos para a cultura e para o cinema. Em 2020, por conta das restrições sanitárias adotadas em razão da pandemia causada pelo novo coronavírus, as atividades presenciais do Pontos MIS foram suspensas e substituídas por novos eixos de trabalho, virtuais, dentro do #MISemCasa (ação criada pelo Museu a fim de dar continuidade à programação da instituição, de forma digital e gratuita). O Pontos MIS segue com as atividades virtuais regulares no Canal do Museu no YouTube e, agora, também retoma a programação presencial com exposições do acervo do MIS, oficinas e sessões de cinema em municípios participantes. 

Serviço

EXPOSIÇÃO BELEZA AMERICANA | PONTOS MIS E SISEM
Data: 29/07 a 30/09/2022
Horário: quarta a sexta: 08h30 às 17h / sábado, domingo e feriado: 11h às 17h
Ingresso: gratuito
Classificação: livre
Local: Pinacoteca Fórum das Artes – Sala 2- Piso MAC
Rua: General. Telles, 1040 – Centro, Botucatu – SP

OFICINA FOTOGRÁFICA | PONTOS MIS E SISEM

Data: 06/08
Ingresso: gratuito – inscrições no próprio local
Classificação: livre
Local: Pinacoteca Fórum das Artes – Sala 2- Piso MAC
Rua: General. Telles, 1040 – Centro, Botucatu – SP

FONTE: Museu da Imagem e do Som de São Paulo

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo