Data:
17 de julho

A racialização de sujeitos plurais: processos históricos, estruturas sociais e subjetividades

Na ocasião, os palestrantes compartilharam pesquisas, experiências e reflexões a respeito dos estereótipos, do racismo e da xenofobia.

Participaram da atividade:

  • Casé Angatu Xukuru, indígena do Território Tupinambá em Olivença (Ilhéus/BA). Ele possui pós-doutorado em psicologia, é doutor pela FAU/USP, mestre pela PUC/SP e historiador pela UNESP. Também é docente na UESC e no programa de pós-graduação em ensino e relações étnico-raciais da UFSB.
  • Vanessa Marinho é mestre em história, especialista em história e cultura afro-brasileira e em gestão cultural. Ela conta ainda com experiência em museus nas áreas educativa e de pesquisa, documentação e acervos.
  • Bruno Naomassa Hayashi, doutorando em sociologia pela USP, mestre pela Unicamp e pela Universidade de Nagoya. Ele pesquisa as representações sobre a imigração japonesa no Brasil com ênfase nas mudanças do lugar de japoneses e descendentes nas relações raciais brasileiras.
Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo