Museus cadastrados no CEM-SP precisam atualizar seu orçamento anual na plataforma ADA

Objetivo é acompanhar a evolução dos investimentos e planejar estratégias para fontes de recursos. Tutorial no Youtube explica o passo-a-passo

Toda instituição inscrita no Cadastro Estadual de Museus de São Paulo (CEM-SP) pode atualizar e acompanhar seus dados anuais de orçamento. Com essas informações listadas na plataforma ADA, gestores e profissionais de museus conseguem acompanhar a evolução dos investimentos realizados e planejar estratégias que diversifiquem e ampliem fontes de recursos.

As instituições que aderem ao CEM-SP, tanto as que foram deferidas como as que estão em processo de estruturação museológica, após a conclusão do processo cadastral básico, devem preencher informações de orçamento anual. Esse é um dos compromissos assumidos no Termo de Adesão ao CEM-SP.

Para auxiliar nesse processo, o Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, produziu e disponibilizou em seu canal no Youtube um vídeo tutorial sobre como fazer esse preenchimento, para acessá-lo, clique aqui

A atualização dessas informações permite ao SISEM-SP produzir relatórios analíticos do panorama orçamentário para o setor, a partir de diagnósticos em âmbitos estadual e regional. Ações de formação visando à diversificação de fontes de receitas e a elaboração de projetos para editais de fomento à cultura são alguns exemplos de políticas públicas que podem ser qualificadas a partir desses dados.

Anualmente, em fevereiro, o CEM-SP envia um e-mail lembrando os usuários a preencher as informações de orçamento anual executado no ano-base anterior. O campo permanece aberto durante todo o ano, mas é recomendável que os dados sejam preenchidos imediatamente após o recebimento do e-mail levando em consideração sua importância no levantamento de um diagnóstico mais preciso sobre os museus paulistas.

Os dados fornecidos são sigilosos, portanto, não são publicizados individualmente. As informações orçamentárias recolhidas pelo CEM-SP são agregadas por região e pelo conjunto total de museus sediados em todo o Estado, o que constitui uma importante fonte de consulta para pesquisadores, além de contribuir para a informação da sociedade de um modo geral.  

“Este conjunto de informações também é útil para que os gestores locais possam se apropriar desses dados para qualificar o planejamento anual das instituições”, salienta Davidson Kaseker, diretor do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP (GTC/SISEM-SP).

Dentre os indicadores de orçamento, no campo de Receitas estão itens como Recursos próprios (valor previsto no orçamento anual); Receitas operacionais (valores obtidos com venda de ingressos, produtos da loja da instituição etc.); Receitas de terceiros (doações); Recursos incentivados de renúncia fiscal (valores obtidos com a aprovação de editais de incentivo à cultura).

No campo das Despesas, estão itens como Recursos humanos (despesas com salários, férias e encargos sociais de todos os funcionários lotados no museu durante o ano, sendo eles permanentes, temporários ou prestadores de serviços); Áreas-meio (despesas fixas como contas de luz, água e esgoto, gás, telefone, aluguel, internet, etc.) e Áreas-fim (despesas com materiais de consumo, despesas de manutenção, fretes, viagens, publicações, etc.).

Mais informações sobre o CEM-SP estão disponíveis no link https://cem.sisemsp.org.br/.

Fonte: SISEM-SP