O Museu da Imigração, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, está sediado no edifício da antiga Hospedaria do Brás, um patrimônio público e importante ícone da história do Estado e da cidade de São Paulo. O objetivo do Museu é compreender e refletir o processo migratório brasileiro a partir da história das 2,5 milhões de pessoas, de mais de 70 nacionalidades, que passaram pelo prédio entre os anos de 1887 e 1978.

Por meio de documentos, fotos, vídeos, depoimentos e objetos, o museu mostra como o processo migratório é um fenômeno permanente na história da humanidade. Uma seção dedicada à grande imigração ocorrida nos séculos XIX e XX, abordando o início das políticas imigratórias do Brasil e detalhando o cotidiano da Hospedaria de Imigrantes. O público encontra também espaços de imersão – como uma sala que recria um amplo dormitório da antiga Hospedaria, com projeções em grande escala de trechos de cartas e trilha sonora especial. Também estão contextualizadas as questões relativas ao trabalho e encaminhamento para o campo e, na sequencia, o módulo “São Paulo Cosmopolita” apresenta a cidade pela perspectiva dos bairros Bom Retiro, Mooca, Brás e Santo Amaro, homenageando com imagens e vídeos as referências imigrantes inscritas nas festividades, nos traços arquitetônicos e nas transformações culturais presentes nessas regiões.

A localização do Museu – entre a Mooca e o Brás – privilegia o debate que envolve questões relativas à memória da cidade. No entorno, a herança da grande imigração – que ocorreu no fim do século XIX e início do XX – convive com os fluxos contemporâneos e com os traços de outras regiões do País.

Serviço

Endereço:  Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca – São Paulo-SP                Próximo a Estação Bresser-Mooca do metrô (linha Vermelha)

Telefone: +55 (11) 2692-1866

Funcionamento: terça a sábado das 9h às 18h e domingos das 10h às 18h.

Ingresso: R$ 10,00 | R$ 5,00 (meia entrada)                                              Gratuidade:

  • aos sábados para todos os públicos (exceto em atividades especiais).
  • as pessoas com deficiência
  • as crianças de até 5 anos.

Site: http://museudaimigracao.org.br/