Museu da Diversidade leva exposição “Nomes do Amor” e Encontro de formação ao Casarão da Cultura

Com fotografias da artista-pesquisadora Simone Rodrigues, “Nomes do Amor – O amor que ousa dizer seu nome”, abre dia 9 de dezembro, as obras que tem circulado por diferentes países, como França e Portugal, e festivais de fotografia no Brasil e no exterior

Por meio de uma iniciativa do Museu da Diversidade Sexual (MDS) e do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) – instituições ligadas a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, o Casarão da Cultural, em São Pedro (SP), abrigará entre dezembro de 2022 e fevereiro de 2023, a exposição “Nomes do Amor”, uma série de retratos que celebram a homoafetividade e a transafetividade brasileira pela ótica sensível e intimista da artista-pesquisadora Simone Rodrigues.

A exposição “Nomes do Amor” reconhece e manifesta as cores, sorrisos e relatos reais de casais e famílias LGBTQIA+ que lutam por respeito e naturalização social de todas as formas de afeto. Os registros integram um projeto desenvolvido desde 2014 – e ainda em processo – por Simone, que tem um comprometimento profissional de longa data com trabalhos imersivos voltados para a coletividade e inclusão. Nesta obra, em especial, podemos nos conectar com diferentes configurações e percepções das famílias contemporâneas.

A partir da abordagem documental de casais reais, a exposição revela uma amostra da pluralidade ainda pouco conhecida da família homoafetiva brasileira. Por meio de imagens e relatos, dá visibilidade a este tipo de família contemporânea (que não conta com estatísticas oficiais), contribuindo para a sua naturalização no convívio social, o esclarecimento contra o preconceito e o reconhecimento do seu estatuto legal e jurídico.

Encontro de formação: Pesquisando a construção de materiais educativos.

A arte-educadora do Museu da Diversidade Sexual, Val Chagas, irá compartilhar métodos de seu processo criativo para construção de materiais de apoio voltados para mediação cultural nos museus. As reflexões da profissional foram pensadas para o recorte de educadores.

A ação propõe um debate sobre o desenvolvimento e o uso de materiais educativos em instituições museais, trazendo como estudo de caso a exposição “Nomes do Amor”, da fotógrafa Simone Rodrigues. Com reflexões sobre público-alvo, construção de narrativa, suporte e acessibilidade, falaremos sobre a importância de recursos pedagógicos na mediação cultural.

Serviço
Exposição “Nomes do Amor”
Abertura: 9 de dezembro
Horário: 10h – 18h
Local: Casarão da Cultura (Rua Malaquias Guerra, 573, Centro | São Pedro – SP)

Encontro de formação: Pesquisando a construção de materiais educativos Realização: 12 de dezembro
Horário: 14h – 16h
Local: Casarão da Cultura (Rua Malaquias Guerra, 573, Centro | São Pedro – SP)
Para participar é necessário se inscrever, clique aqui para acessar o formulário

Assessoria de Imprensa – Museu da Diversidade Sexual (MDS)
Approach Comunicação  
Julian Schumacher – julian.schumacher@approach.com.br – (51) 9.9199.7188
William Prado – william.prado@approach.com.br – (11) 9.6917.2096

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo 
Assessoria de Imprensa 
(11) 3339-8116 / (11) 3339-8162 
(11) 98849-5303 (plantão) imprensaculturasp@sp.gov.br