Museu Catavento realiza exposições itinerantes em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Sorocaba

As exposições “Marie Curie 1867-1934” e “Small World – O Mundo Microscópico” ficarão disponível ao público durante curto período, e é uma ação do Programa de Integração ao SISEM-SP do Museu Catavento e da Secretaria Municipal de Cultura de Sorocaba.

O Museu Catavento – equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, administrado pela organização social Catavento Cultural e Educacional – realiza exposições em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Sorocaba. As mostras fazem parte das ações desenvolvidas pelo Programa de Integração ao SISEM-SP do Museu Catavento.

As exposições dialogam com os diferentes públicos da Secretaria Municipal de Cultura de Sorocaba. E devem atiçar a curiosidade de muitos, seja pela incrível história da cientista vencedora de dois prêmios Nobel, seja pela beleza inerente as fotografias de microscópios.

Marie Curie 1867-1934

A exposição “Marie Curie 1867-1934” que conta com 13 painéis sobre a vida dessa grande cientista e foi criada em 2011, ano consagrado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional da Química, em comemoração ao 100º aniversário do Prêmio Nobel de Química, conquistado pela cientista franco-polonesa.

O Consulado Geral da França em São Paulo promoveu naquele ano, no Museu Catavento, a mostra temporária “MARIE CURIE 1867-1934” que esteve em cartaz por três meses.

Desenvolvida pelo Instituto Curie de Paris, a exposição tem como objetivo levar ao conhecimento público os feitos da cientista, que foi a primeira mulher a receber o Prêmio Nobel e único cientista a ser condecorado duas vezes com o prêmio: um de Física (1903), pelas suas descobertas no campo da radioatividade, e outro de Química (1911), pela descoberta dos elementos químicos: Rádio e Polônio.

Small World – O Mundo Microscópico Anualmente, com apoio da empresa NIKON, é realizado um concurso internacional “Small World” com as melhores imagens obtidas em microscópios de luz, colocando em destaque os detalhes e cores que podem ser encontrados quando ampliamos nosso olhar com lentes especiais, possibilitando a captura de fotos incríveis que podem ser consideradas

verdadeiras obras de arte.

Com a união de ciência, tecnologia e arte, a competição internacional – que existe desde 1974 – tem por objetivo reconhecer e premiar os esforços daqueles que se dedicaram a ciência através de fotografias especiais. As fotografias premiadas percorrem vários museus do mundo e em 2013 estiveram expostas no Museu Catavento.

As imagens da exposição propiciam ao visitante a descoberta de um mundo invisível aos olhos, mas, muitas vezes, presente no cotidiano.

Serviço – Exposição Marie Curie 1867-1934

Período: 12 de agosto de 2022 até 16 de setembro de 2022.

Horário: de segunda feira a sexta feira, das 09 às 16h.

Local: Chalé Frances – IAB (subsolo).

Classificação indicativa: Livre para qualquer idade.

Endereço: Avenida Afonso Vergueiro, s/n, Praça Jardim Maylasky, Centro. Sorocaba.

Informações: https://cultura.sorocaba.sp.gov.br/

Serviço – Exposição Small World – O mundo microscópio

Período: 11 de agosto de 2022 até 14 de outubro de 2022..

Horário: segunda-feira a sexta-feira das 9 às 17h.

Local: Biblioteca Municipal de Sorocaba.

Classificação indicativa: Livre para qualquer idade.

Endereço: Rua Ministro Coqueijo Costa, 180 – Alto da Boa Vista, Sorocaba. 

Informações: https://cultura.sorocaba.sp.gov.br/

Sobre o Museu Catavento O Museu Catavento foi inaugurado em março de 2009 e tem mais de 250 instalações divididas em quatro seções (Universo, Vida, Engenho e Sociedade). Cada seção foi elaborada com uma expografia que contribui para criar atmosferas únicas e envolventes. Atrações como borboletário, sala de realidade virtual Dinos do Brasil, simuladores, aquários de água salgada, anêmonas e peixes carnívoros e venenosos, uma maquete do sol e uma parede de escaladas, onde é possível ouvir relatos de personalidades da história, são apenas alguns exemplos de como o visitante pode aprender e se divertir ao mesmo tempo. Na área externa também é possível conferir equipamentos como a locomotiva Dübs (fabricada em 1888 na Inglaterra que pertenceu à Cia. Paulista de Estradas de Ferro e foi usada brevemente para o transporte de carga) e o avião DC-3 (1936), que foi utilizado como cargueiro militar na Segunda Guerra Mundial.

FONTE: Museu Catavento