MIS-SP e SISEM-SP fazem palestra de conservação em montagem de exposições

Imagem ilustra duas mãos manuseando peças de conservação de um acervo em papel. Texto da imagem diz: "Introdução à Conservação de Acervos em Montagens de Exposições - montagem fina - palestra gratuita - 40 vagas - on-line via Zoom - 26 de agosto - sexta-feira - das 10 às 12 horas - Inscrições pelo site cem.sisemsp.org.br de 10 a 22 de agosto"

O MIS – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo –, em parceria com o SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus de São Paulo), realiza a palestra on-line “Introdução à conservação de acervos em montagens de exposições – Montagem fina”. Ministrada pela conservadora Cecilia Salamon e pelo documentalista Rodrigo Antonio da Silva, ambos integrantes do Centro de Memória e Informação do MIS (CEMIS), a atividade acontece no dia 26 de agosto e apresenta os procedimentos e as técnicas adotadas pela equipe de conservação do Museu da Imagem e do Som para a estabilização, proteção e conservação de itens nos espaços expositivos durante a montagem fina de exposições.

A aula expositiva, de natureza teórica, com apresentação de imagens que ilustram a empregabilidade das técnicas e dos materiais apresentados em diversas montagens finas de exposições que foram realizadas no MIS nos últimos anos, será transmitida ao vivo pela plataforma Zoom, para que possa haver interação entre os professores e o público, que terá a oportunidade de tirar dúvidas e trocar experiências pessoais ou profissionais relacionadas ao tema. Os participantes também receberão orientações para a montagem de desenhos, cartazes e jornais para exposição na posição vertical, com ou sem moldura, confecção de cantoneiras de poliéster, orientações e cuidados para a montagem de livros fechados em molduras, livros fechados em vitrines, livros abertos na posição vertical e livros abertos na posição horizontal.

A palestra oferece 40 vagas, com inscrições gratuitas – que devem ser efetuadas, até o dia 22 de agosto, por meio do link: https://cem.sisemsp.org.br/. A aula também será gravada e disponibilizada posteriormente, caso o participante inscrito tenha instabilidade na internet ou outro problema técnico que possa impedir o acompanhamento.

Sobre os professores:

Cecilia Salamon é mestranda em História Econômica pela USP, na linha de Economia da Cultura, possui graduação em História pela USP, formação técnica em Design Gráfico pela ETEC Carlos de Campos e cursos de extensão na área de conservação promovidos pelo Senai Theobaldo de Nigris, pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo e pela ABER – Associação Brasileira de Encadernação e Restauro. Atuou como bolsista no Núcleo de Conservação e Restauro do Arquivo do Estado de 2013 a 2015 e no Centro de Preservação Cultural da USP de 2015 a 2017. Atua desde 2017 como assistente de conservação no CEMIS.

Rodrigo Antonio da Silva cursa pós-graduação em Gestão Arquivística pela FESPSP, possui graduação em História pela USP e cursos de extensão na área de conservação promovidos pelo Senai Teobaldo de Nigris e na área de documentação promovido pela PUC-SP. Atuou como assistente de conservação no CEMIS de 2014 a 2019, tendo retornado ao MIS em 2021, e como documentalista no Paço das Artes de 2019 a meados de 2021.

Serviço

PALESTRA ONLINE | MIS E SISEM

Tema: Introdução à conservação de acervos em montagens de exposições – Montagem fina
Público-alvo: Profissionais de museus do Estado de São Paulo
Vagas: 40 vagas
Data: 26/08/2022
Horário: 10h00 às 12h00
Ingresso: Gratuito mediante inscrição
Plataforma: Zoom Meetings
Inscrições: até 22/08

Informações para a imprensa – MIS: imprensa@mis-sp.org.br | (11) 2117 4777, r 313
Informações para a imprensa – Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo imprensaculturasp@sp.gov.br | (11) 3339-8116 / (11) 3339-8162 | (11) 98849-5303 (plantão)