MIS realiza Palestra virtual sobre Conservação e restauro de capas de discos

Postado em: 6 de dezembro de 2022 | Conexões

Na segunda-feira, dia 12 de dezembro, o MIS (instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo) realiza a palestra “Conservação e restauro de capas de discos 78rpm”. A atividade, virtual e gratuita, acontece em parceria com o SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus de São Paulo).

A palestra online, ministrada por Cecilia Salamon, que trabalha na conservação de materiais no Centro de Memória e Informação do MIS (CEMIS), apresenta os procedimentos e as técnicas adotadas para a estabilização, proteção e conservação das capas de discos de goma-laca. Serão apresentadas noções de conservação e restauro; os materiais e as técnicas de pequenos reparos; materiais de acondicionamento; e o armazenamento dos discos. A materialidade em papel dos discos é um documento pouco explorado para história do design brasileiro e para o estudo das gravadoras e das lojas revendedoras de discos. A palestra é transmitida ao vivo pela plataforma Zoom, para que possa haver interação com os participantes. 

O Museu oferece 40 vagas para a atividade e os interessados devem reservar ingresso pelo site da Sympla pelo link, clique aqui.

Sobre a ministrante
Cecilia Salamon é mestranda em História Econômica pela USP, na linha de Economia da Cultura, possui graduação em História pela USP, formação técnica em Design Gráfico pela Etec Carlos de Campos e cursos de extensão na área de conservação promovidos pelo Senai Theobaldo de Nigris, pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo e pela Aber – Associação Brasileira de Encadernação e Restauro. Atuou como bolsista no Núcleo de Conservação e Restauro do Arquivo do Estado de 2013 a 2015 e no Centro de Preservação Cultural da USP de 2015 a 2017. Atua desde 2017 como assistente de conservação no CEMIS. 

A programação é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, e Museu da Imagem e do Som. A empresa Lenovo assina como mantenedor ouro do MIS, que conta com apoio institucional das empresas Kapitalo, Vivo, Comolatti e Vedacit na categoria ouro e TozziniFreire Advogados, Shimano, PWC e Bain&Company na categoria prata.

Serviço
Conservação e restauro de capas de discos 78rpm
Inscrições pelo link, CLIQUE AQUI
Vagas – 40
Data: 12/12, às 10h 
Ingresso: Gratuito
Classificação: Livre 

Sobre o MIS
O Museu da Imagem e do Som de São Paulo, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, foi inaugurado em 1970. Sua coleção possui mais de 200 mil itens, como fotografias, filmes, vídeos e cartazes. Hoje é um dos mais movimentados centros culturais da cidade de São Paulo. Além de grandes exposições nacionais e internacionais, oferece grande variedade de programas culturais, com eventos em todas as áreas e para todos os públicos: cinema, dança, música, vídeo e fotografia estão presentes na vida diária do Museu.

Informações para a imprensa: 
Agência Galo | contato@agenciagalo.com 
Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo
Assessoria de Imprensa
(11) 3339-8116 / (11) 3339-8162
(11) 98849-5303 (plantão) imprensaculturasp@sp.gov.br

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo