MIS e SISEM-SP promovem curso em Ribeirão Preto voltado a profissionais de museus

Postado em: 9 de setembro de 2022 | Conexões

Com inscrições gratuitas, “Conservação preventiva de material bibliográfico” acontece no dia 17 de setembro em Ribeirão Preto.

O MIS – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo –, em parceria com o SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus de São Paulo), realiza, em Ribeirão Preto, a oficina Conservação preventiva de material bibliográfico.

Ministrada por Cristina Araújo e Alessandra Cavalcanti, ambas da equipe do Centro de Memória e Informação do MIS (CEMIS), a oficina, que possui 8h de duração, aborda métodos de conservação preventiva de materiais bibliográficos, como avaliação de processos de deterioração, diagnóstico, higienização, pequenos reparos, manuseio, acondicionamento, entre outros processos. 

Os objetivos são refletir sobre os aspectos físicos e históricos dos suportes de escrita, possibilitar a identificação de agentes causadores de degradação e informar sobre ações de conservação preventiva de acervos bibliográficos. O conteúdo irá contemplar: causas de deterioração em acervos de arquivos e bibliotecas (ambientais, biológicos), problemas no manuseio de livros, furto e vandalismo, higienização, materiais utilizados para limpeza de livros e documentos, tratamentos inadequados e limpeza do espaço de trabalho e acervo. 

A atividade acontece no dia 17.09, das 9h às 18h (com 1h de intervalo) e oferece 20 vagas. As inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas por meio do link bit.ly/sisemoficina ou pelo WhatsApp (16) 98107-6888.

Sobre as ministrantes: 

Cristina Araújo é bibliotecária no Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo desde 2009, formada em Biblioteconomia e Ciência da Informação na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Tem pós-Graduação em Preservação, Conservação e Restauração do Patrimônio Documental e Bibliográfico na mesma instituição. 

Alessandra Cavalcanti é auxiliar de biblioteca no Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo desde 2018. Está cursando a Graduação em Biblioteconomia pelo Claretiano – Centro Universitário e é graduada em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Pernambuco.

S e r v i ç o

Oficina – Conservação preventiva de material bibliográfico 

Data: 17/09, das 9h às 18h (com 1h de intervalo)
Público-alvo: Profissionais de museus do Estado de São Paulo

20 vagas

Ingresso gratuito

Inscrições por: bit.ly/sisemoficina ou pelo WhatsApp: 16 98107-6888

R. Cerqueira César, 371, Centro, Ribeirão Preto

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo