Inscrições abertas para oficina de qualificação sobre gestão de acervos característicos de Museus Históricos

A oficina Gestão Acervos em Museus Históricos – Módulo II: Gestão de Processos, será realizada pelo Museu da Imigração, em 28 de setembro, das 10h às 12h, pela plataforma Zoom.

A ação de formação pretende esclarecer a diferença entre “Projeto” e “Processo” no ambiente museológico, compartilhar mecanismos de desenvolvimento de ações continuadas – as rotinas técnicas – e sugestões de ferramentas de gestão.

A partir da experiência do Museu da Imigração, pretende-se apoiar os agentes museológicos na gestão de processos em cenários adversos. O público alvo da programação são os profissionais de museus históricos, histórico pedagógicos, municipais, comunitários e privados, cuja missão de preservação esteja relacionada à história comunitária, local ou regional, além de estudantes de Museologia.

O primeiro módulo “Princípios e Procedimentos de Salvaguarda” foi oferecido em julho. As inscrições são feitas pela Plataforma do SISEM-SP. Haverá emissão de certificado com declaração de horas e disponibilização do material utilizado durante a atividade.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente, no link https://cem.sisemsp.org.br, até o dia 20 de setembro. Para se inscrever, é preciso estar logado no site, ou seja, ter um perfil no banco de dados do Cadastro Estadual de Museus de São Paulo (CEM-SP). Veja o tutorial sobre como fazer o perfil de usuário clicando aqui.

A oficina terá como palestrantes Otávio Balaguer, museólogo e gestor de Preservação do Museu da Imigração e Eloisa Galvão, conservadora do Museu da Imigração.

Serviço:

Data: 28 de setembro de 2022

Horário: 10h às 12h

Local: Plataforma Zoom

Público: Profissionais de museus históricos, histórico pedagógicos, municipais e privados cuja missão seja relacionada à história comunitária, local ou regional. Estudantes de museologia.

Vagas: 50 por ordem de inscrição

Local: Virtual – Plataforma Zoom

Inscrições: de 06 a 20 de setembro na Plataforma do SISEM-SP – https://cem.sisemsp.org.br/

Fonte: Museu da Imigração