Inscreva-se para a oficina “Planejamento e operacionalização de atividades educativas coordenadas”

Postado em: 21 de março de 2022 | CEM-SP

Encontro ocorre dias 4 e 5 de abril, a partir das 9h30; inscrições estão abertas até 2 de abril

O Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria com a ACAM Portinari, realiza nos dias 4 e 5 de abril, das 9h30 às 12h, a oficina online “Planejamento e operacionalização de atividades educativas coordenadas”.

As inscrições estão abertas e devem ser feitas até 2 de abril na Plataforma ADA (Plataforma CEM-SP). A transmissão será feita via Google Meet; os inscritos receberão o link de acesso um dia antes do evento.

Trata-se de um encontro virtual, fechado apenas para inscritos e dedicado especialmente às equipes de trabalho das instituições nascidas na Rede de Museus Históricos e Pedagógicos (MHPs), municipalizadas ou em processo de municipalização.

O objetivo é dar continuidade à iniciativa de rearticulação dessas instituições, iniciada por meio das Rodas de Conversa com Museus Históricos e Pedagógicos, realizadas ao longo de todo ano passado.

A oficina será conduzida por Fernanda Morais, representante regional titular de Sorocaba e coordenadora do Educativo da Fundação Energia e Saneamento. Participam ainda Mirian Yagui, coordenadora do Comitê Educativo da Secretaria de Cultura e Economia Criativa; e Renata Cittadin, diretora do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP. A mediação será de Joselaine Mendes Tojo, coordenadora da Equipe Técnica ACAM Portinari de Apoio ao SISEM-SP.

Confira a ementa da oficina:

. Educação museal e planejamento;

. Conceituação do papel do Educativo nos museus, percorrendo alguns dos fatos e documentos norteadores da área;

. Mediação em exposição de longa duração e temporárias: como revisitar as exposições por meio de roteiros temáticos;

. Criação de Ações Educativas, oficinas e atividades lúdico-pedagógicas com baixo investimento;

. Desenvolvimento de programações (presenciais e virtuais).

SERVIÇO

Oficina “Planejamento e operacionalização de atividades educativas coordenadas”

Data: 4 e 5 de abril, das 9h30 às 12h

Inscrições: até 2 de abril. No dia anterior ao evento, os inscritos receberão o link de aceso à sala do Google Meet, onde será a oficina

Local para inscrições: Plataforma ADA (Plataforma do CEM-SP)

Público: equipes de trabalho das instituições nascidas na Rede de Museus Históricos e Pedagógicos

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo