Encontro da Rede de Memória e Esporte: diferenças entre instituições de memória

Postado em: 30 de março de 2022 | Conexões

Evento virtual é destinado a pessoas que trabalham em instituições relacionadas à memória do esporte e acontece no dia 30 de março

Abrindo os trabalhos em 2022, no dia 30 de março, às 14h, será realizado o primeiro encontro da Rede de Memória e Esporte do ano, que irá debater as diferenças entre as instituições de memória, como museus, memoriais e centros de memória. O evento é organizado pelo Museu do Futebol, instituição do Governo do Estado de São Paulo; Museu de Esportes de São José dos Campos e Centro Pró-Memória do Esporte Clube Pinheiros.

O encontro contará com uma breve palestra de Marília Bonas, diretora técnica do Museu do Futebol. Logo em seguida será aberto o debate entre os participantes para troca de experiências sobre o tema, promovendo reflexões sobre aproximações e distanciamentos na atuação das diferentes instituições de memória do esporte.

O encontro, realizado em parceria com o Sistema Estadual de Museus do Estado de São Paulo (SISEM-SP) coordenado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, será virtual (link), às 14h (de Brasília).

Não é necessária inscrição prévia. Vale lembrar que o evento é destinado a pessoas que atuam em instituições ou iniciativas relacionadas à memória do esporte.

SERVIÇO

Encontro da Rede de Memória e Esporte

Palestra: Qual a diferença entre museu, memorial e centro de memória?

Data: 30 de março (quarta-feira), às 14h.

Link: is.gd/RedeEsporte

SOBRE O MUSEU DO FUTEBOL

Localizado numa área de 6.900 m2 no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu, o Museu do Futebol foi inaugurado em 29 de setembro de 2008 e é um dos museus mais visitados do país. Sua exposição principal, distribuída em 15 salas temáticas, narra de forma lúdica e interativa como o futebol chegou ao Brasil e se tornou parte da nossa história e nossa cultura. É um museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação Roberto Marinho e administrado pela Organização Social de Cultura IDBrasil Cultura, Educação e Esporte.

PATROCÍNIOS E PARCERIAS

A Temporada 2022 do Museu do Futebol tem patrocínio máster da Goodyear. Os patrocinadores são: EMS Farmacêutica, Movida Aluguel de Carros e Grupo Eurofarma. Tem como apoiadores: Evonik Brasil, Syngenta, Yamaha e Lojas Torra; e como empresas parceiras: Banco Safra, Eaton, Perfetti Van Melle Brasil e Grupo Zanchetta. A Rádio CBN, UOL, Revista Piauí, Gazeta Esportiva e Guia da Semana são seus parceiros de mídia. A Temporada é realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Fonte: Museu do Futebol e SISEM-SP

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo