Em Palestra, equipe do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo compartilha seus procedimentos técnicos

Postado em: 15 de setembro de 2023 | Conexões

Voltada para profissionais de museus e de processos museológicos dos 7 Polos do SISEM-SP e da Rede de acervos Afro-brasileiros, e para interessados, a palestra aborda revisão catalográfica e lança e-book

No dia 4 de outubro, o Museu Afro Brasil Emanoel Araujo realizará a palestra online “Desafios e processos da revisão catalográfica de acervos: o MAB Emanoel Araujo” como forma de compartilhar e dialogar sobre o processo de revisão catalográfica do acervo museológico da instituição. No evento, serão apresentados os primeiros resultados catalográficos utilizados para constituição de estratégias de acesso público às informações dos itens da coleção, tomando como base uma metodologia de trabalho colaborativo entre o Núcleo de Pesquisa e o Núcleo de Salvaguarda, equipes que compõem o Programa de Gestão de Acervos. Na ocasião, será lançada a primeira publicação realizada pelo Programa, o e-book “Pintura: olhares sobre o acervo”, que tem por objetivo tornar público o processo sistemático de revisão catalográfica do acervo museológico que as equipes vêm desenvolvendo. A partir da seleção de um conjunto de pinturas, como estudos de caso, Andrea Andira, do Núcleo de Salvaguarda, e Joyce Farias de Oliveira, do Núcleo de Pesquisa, discutirão questões referentes a aspectos informacionais do acervo museológico baseados em temas como autoria, título, datação, gênero, classificação, circulação e materialidade das obras.

Andréa Andira é coordenadora do Núcleo de Salvaguarda do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, licenciada em Artes Visuais, pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação, pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, especialista pelo curso Estudos de Museus de Arte, do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, e mestra em Museologia pelo Programa de Pós-graduação Interunidades em Museologia, também pela Universidade de São Paulo. Atuou como pesquisadora em artes visuais e memória artística, como documentalista de coleções museológicas, como conservadora em montagens de exposições e como docente convidada na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

Joyce Farias de Oliveira é pesquisadora do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, é doutoranda em História da Arte na linha de pesquisa Arte e Tradição Clássica, na Universidade Federal de São Paulo, mestre em História da Arte, pela Universidade Federal de São Paulo, graduada em Educação Artística / Artes Plásticas e especialista em Patrimônio Cultural, Memória e Preservação, ambas pela Universidade Santa Cecília. Entre os temas de sua produção acadêmica destaca representações do negro nas artes ocidentais e ocidentalizadas; revisões historiográficas de arte afro diaspórica; a imagem do negro da Idade Moderna; o colecionismo de arte e suas influências nas narrativas de museus; produção artística africana no Brasil; e estudos sobre a definição de cânones a partir de perspectivas decoloniais nas artes visuais.

A atividade que integra o Programa Conexões Museus SP, parceria com o Sistema Estadual de Museus de São Paulo – SISEM-SP, é gratuita e disponibilizará certificado.

Serviço

Palestra “Desafios e processos da revisão catalográfica de acervos: o MAB Emanoel Araujo” e lançamento do e-book “Pinturas: olhares sobre o acervo”
4 de outubro de 2023, das 15h às 16h30
Online via Plataforma Zoom
Inscrição pelo link https://museuafrobrasil.byinti.com
Gratuito

Sobre o Museu Afro Brasil Emanoel Araujo

O Museu Afro Brasil Emanoel Araujo é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo administrada pela Associação Museu Afro Brasil – Organização Social de Cultura. Inaugurado em 2004, a partir da coleção particular do seu diretor curador, Emanoel Araujo (1940-2022), o museu é um espaço de história, memória e arte.

Localizado no Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, dentro do mais famoso parque de São Paulo, o Parque Ibirapuera, o Museu Afro Brasil Emanoel Araujo conserva, em cerca de 12 mil m2, um acervo museológico com mais de 9 mil obras, apresentando diversos aspectos dos universos culturais africanos e afro-brasileiro e abordando temas como religiosidade, arte e história, a partir das contribuições da população negra para a construção da sociedade brasileira e da cultura nacional. O museu exibe parte deste acervo na exposição de longa duração e realiza exposições temporárias, atividades educativas, além de uma ampla programação cultural.

Website: http://www.museuafrobrasil.org.br

Museu Afro Brasil Emanoel Araujo
Endereço: Av. Pedro Alvares Cabral, s/n – Parque Ibirapuera – Portão 10
04094-050 São Paulo/SP – Brasil
Tel.: +55 11 3320-8900
Horário de Funcionamento: 3ª feira a domingo –10h às 17h (permanência até 18h).
Entrada Inteira: R$ 15,00 // Meia Entrada: R$ 7,50 Grátis às quartas-feiras

Sobre o Sistema Estadual de Museus – SISEM-SP

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), unidade da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo (SEC) vinculado a Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM) e coordenado pelo grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus é uma instancia que planeja executa as políticas públicas para desenvolvimento, qualificação, fomento e promoção dos museus em todo território paulista. Por meio dos seus programas o SISEM desenvolve e oferta ações de apoio e orientação técnica, formações e estágios técnicos, produção e difusão de conteúdo informativo e sobre a prática em museus e sua legislação. Além de ações de fomento e articulação e cooperação entre museus.

Website: https://www.sisemsp.org.br

Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo

Assessoria de Imprensa (11) 3339-8116 / (11) 3339-8162
(11) 98544-9791
imprensaculturasp@sp.gov.br

Acompanhe a Cultura:
Site | Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo