Conselho de Orientação do SISEM-SP reúne-se para debater CEM-SP

Análise de processos e deliberações de quem já aderiu à plataforma são os tópicos principais do encontro

A Secretaria de Cultura do Estado sedia, no dia 4 de abril, às 10h00, a segunda reunião ordinária do Conselho de Orientação do Sistema Estadual de Museus (COSISEM-SP) deste ano. O Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP) é o principal assunto do encontro, aberto ao público.

Serão apreciados e deliberados diversos processos de adesão ao cadastro, além da revisão de outros já considerados indeferidos – para que se conclua, de fato, quais deles permanecerão nesta condição e quais serão reclassificados segundo a categoria “Instituição em processo de estruturação museológica”, criada na primeira reunião do COSISEM-SP no ano, em fevereiro.

O encontro também servirá para apresentação de novos recursos disponibilizados aos conselheiros para análise dos processos na plataforma digital do CEM-SP. É por meio dela que as instituições museológicas preenchem o Instrumento de Qualificação Cadastral (IQC) – passo inicial em todo processo de adesão.

Até chegar à deliberação do COSISEM-SP, cada cadastramento passa por quatro etapas: 1) preenchimento do IQC por parte da instituição museológica; 2) análise destes dados por parte do Grupo Técnico de Coordenação (GTC) do SISEM-SP; 3) visita técnica de aferição feita pelo GTC SISEM-SP; 4) emissão de parecer técnico do GTC SISEM-SP sobre o atendimento aos critérios de elegibilidade.

Cada processo cadastral gera ainda um relatório técnico, um relatório situacional e um checklist – capazes de oferecer um panorama amplo da instituição e que podem ser usados pelos museus para sua qualificação.

“É de suma importância que todos os integrantes do COSISEM-SP possam usufruir das ferramentas disponibilizadas pelo sistema de cadastramento, o que facilita e qualifica o processo de deliberação. Dessa maneira, estaremos prontos para apreciar com rapidez e embasamento o processo de adesão das instituições ao CEM-SP”, argumenta o diretor GTC SISEM-SP, Davidson Kaseker.

O COSISEM-SP

Instituído em 2012, o conselho é composto por sete membros: a coordenação da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM); a direção do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP (GTC SISEM-SP); a direção do Grupo de Preservação do Patrimônio Museológico da UPPM (GPPM/UPPM); uma representação do corpo docente do Curso Técnico em Museus instituído pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS); uma representação dos cursos de nível superior na área museológica de universidades paulistas; e duas representações de instituições museológicas eleitas bienalmente por voto direto durante a realização do Encontro Paulista de Museus.

SERVIÇO

22ª reunião ordinária do Conselho de Orientação do Sistema Estadual de Museus (COSISEM-SP)
Onde: Secretaria da Cultura do Estado
Endereço: Rua Mauá, 51 – Luz – São Paulo/SP
Quando: 4 de abril, às 10h
Informações: (11) 3339-8208

Fonte: SISEM-SP