Como cadastrar uma instituição no CEM-SP pela primeira vez

O preenchimento do Instrumento de Qualificação Cadastral Básico (IQC Básico) é a primeira etapa para o início do processo de inscrição de uma instituição museológica no Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP).

Para isso, o representante da instituição museológica deve acessar a Plataforma ADA para o cadastramento (https://cem.sisemsp.org.br), criar um login e cadastrar a instituição que ele representa. Todos os dados relacionados a essa instituição serão de responsabilidade do usuário, que o sistema identifica como “curador”. Em seguida, ele poderá baixar o IQC Básico e preenchê-lo. A plataforma é bastante amigável e permite o seu preenchimento por etapas.

O ICQ Básico é composto por 64 questões, podendo desdobrar-se em perguntas complementares de acordo com as respostas anteriores. Seu objetivo não é monitorar ou fiscalizar as instituições interessadas no cadastramento, mas compreender as situações estruturais e técnicas dos equipamentos culturais, oferecendo informações que poderão servir para a formulação de políticas públicas estratégias para cada uma das necessidades mapeadas a partir das informações fornecidas por estes museus.

O IQC Básico é dividido em cinco partes principais: Termo de adesão ao CEM-SP; Informações de administração, caracterização e serviços; Eixo gestão e governança; Eixo salvaguarda de acervos e Eixo comunicação e serviços ao público.

Após o preenchimento, o Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, entrará em contato e agendará uma visita técnica de aferição. Feita a visita, há a análise de todas as informações coletadas e o encaminhamento do processo cadastral ao Conselho de Orientação do Sistema Estadual de Museus (COSISEM). Após a deliberação, a instituição pode ser “deferida”, “indeferida” ou ser classificada “em processo de estruturação museológica”. Com o resultado final da deliberação do COSISEM, o sistema gerará a documentação cadastral comum a todas as instituições (relatório técnico, relatório situacional, pareceres e checklist) e um contato oficial será realizado no e-mail cadastrado pelo curador sobre o resultado.

Confira no vídeo tutorial a seguir o passo a passo de cada etapa de cadastramento no CEM-SP. Esses procedimentos relativos à Plataforma Ada podem ser acompanhados em vídeos tutoriais reunidos aqui ou no Manual de Funcionamento do CEM-SP, disponível para download aqui.