Está aberta a chamada de seleção para composição dos Polos SISEM-SP

Postado em: 20 de dezembro de 2022 | Conexões

Ação cria sete macrorregiões museológicas para sediar as atividades do Programa Conexões Museus SP

Entre as novidades de 2023 do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP) está a implantação dos chamados Polos SISEM-SP. A iniciativa visa reorganizar as instituições museológicas do Estado em sete macrorregiões, com o objetivo de aproximar diferentes instituições culturais a partir de atividades conjuntas, efetivas e personalizadas.  

Junto à Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), o Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP lança a Chamada de Seleção para composição dos Polos SISEM-SP, para selecionar as instituições que vão sediar os Polos no biênio 2023-2024. As inscrições podem ser feitas até 20 de janeiro.

Download “Edital Polos SISEM-SP - 2023-2024”

Edital_Polos-SISEM_2023-2024.pdf – Baixado 197 vezes – 204,68 KB

Conheça os Polos SISEM-SP

As sete macrorregiões dos Polos SISEM-SP foram definidas pela proximidade geográfica, tendo em vista o equilíbrio na quantidade de museus mapeados.

Os Polos SISEM-SP servirão como laboratório de práticas museológicas para os profissionais de museus dessas áreas. Além disso, cada macrorregião será capaz de difundir as ações que acontecerão localmente e também poderá promover trocas entre as instituições museológicas, a fim provocar aprendizagens e soluções dentro da rede.

As macrorregiões são:

Macrorregião 1: 157 municípios e 27 museus mapeados.
Engloba as antigas representações regionais SISEM-SP Noroeste, São José do Rio Preto e Barretos;

Macrorregião 2: 130 municípios e 51 museus mapeados.
Engloba as antigas representações regionais SISEM-SP de Presidente Prudente/Dracena, Tupã e Marília, Bauru e Vale do Paranapanema;

Macrorregião 3: 70 municípios e 49 museus mapeados.
Engloba as antigas representações regionais SISEM-SP de Franca, Ribeirão Preto e Central;

Macrorregião 4: 71 municípios e 81 museus mapeados.
Engloba as antigas representações regionais SISEM-SP de Piracicaba, Rio Pardo, Campinas e Circuito das Águas;

Macrorregião 5: 89 municípios e 41 museus mapeados.
Engloba as antigas representações regionais SISEM-SP de Sorocaba, Vale do Ribeira e Itapeva;

Macrorregião 6: 37 municípios e 123 museus mapeados.
Engloba as antigas representações regionais SISEM-SP da Capital, ABCD, Oeste SP e Baixada Santista;

Macrorregião 7: 50 municípios e 44 museus mapeados.
Engloba as antigas representações regionais SISEM-SP do Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte.

Processo de seleção

Para ser um Polo SISEM-SP é necessário que a instituição esteja mapeada no Cadastro Nacional de Museus ou inscritas no Cadastro Estadual de Museus de São Paulo, além de estar em operação, desenvolvendo atividades museológicas. Há exceção para os espaços temporariamente fechados ao público que têm, desde já, uma perspectiva de reabertura.

Os requerentes devem possuir uma equipe, a ser enumerada e nomeada no ato de inscrição, e possuir espaço para realização das atividades de formação com acesso à internet e pontos de energia elétrica.

Deve-se frisar que a instituição, ao ser nomeada Polo SISEM-SP, deverá disponibilizar espaço físico para a realização das atividades de formação do Programa Conexões Museus SP e disponibilizar um profissional para acompanhar a atividade e oferecer apoio técnico. Clique neste link para se inscrever: https://forms.gle/BFUUQ6SiYoJMSUim9

A seleção dos Polos será feita com a participação da ACAM Portinari, do GTC SISEM e do Conselho de Orientação do SISEM (COSISEM). Os resultados serão publicados no site e nas redes sociais do SISEM em até 30 dias após o término das inscrições.

Compartilhe essa notícia

Notícias relacionadas

Régua de logos com logo da ACAM Portinari, SISEM-SP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas - Governo do Estado de São Paulo