1. O que é a Plataforma Museus SP?
A Plataforma Museus SP reúne e organiza informações técnicas e administrativas sobre os profissionais e museus do Estado de São Paulo.
Ela é uma ferramenta do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP).
O Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP) colocou a plataforma em funcionamento.
2. Para que serve a Plataforma Museus SP?
A Plataforma Museus SP contribui para a elaboração de políticas públicas para os museus do Estado de São Paulo.
As principais funções da Plataforma Museus SP são:
- Registrar as principais informações dos museus;
- Desenvolver, coletar e reunir informações e indicadores sobre museus para o planejamento, avaliação e monitoramento das políticas públicas;
- Orientar os museus em seu desenvolvimento institucional;
- Preparar os museus para serem reconhecidos e conseguirem financiamento;
- Declarar a qualificação dos museus para a sociedade ;
- Patrocinar estudos e pesquisas sobre os museus;
- Unir as informações do Registro de Museus do Instituto Brasileiros de Museus (Ibram) e os cadastros municipais de museus;
- Disponibilizar informações sobre os museus para as pessoas pesquisarem;
- Ampliar a visibilidade dos museus para o público.
3. Quem pode fazer parte da Plataforma Museus SP?
O Artigo 3º do Decreto Estadual 57.035/2011 apresenta quem pode participar da Plataforma Museu SP.
Os museus precisam:
- ser sem fins lucrativos;
- proteger e divulgar acervos culturais;
- ser espaços abertos ao público para estudo, pesquisa e educação;
- ter número de profissionais adequados para o funcionamento.
4. Por que é importante fazer parte da Plataforma Museu SP?
A participação na Plataforma Museu SP ajuda o Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP) a ter informações sobre os museus do Estado de São Paulo.
O SISEM-SP organiza e administra os dados sobre os museus do Estado de São Paulo.
Os dados dos museus ajudam a divulgar as atividades para pesquisadores, estudantes e pessoas interessadas nos museus de São Paulo.
5. Quais são as vantagens da instituição fazer parte da Plataforma Museus SP?
Os museus do Estado de São Paulo poderão ter:
- formações e capacitações;
- ações entre museus (por tema, por região ou mesmo tipo);
- serão apresentados como museus dentro de todos os critérios;
- receberão análises de proposta de projetos para financiamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
6. Minha instituição não tem profissional de Museologia na equipe. Ela pode fazer parte da Plataforma Museus SP?
O museu não precisa ter profissional de Museologia para fazer parte da Plataforma Museus SP.
O museu que preencher o Formulário de Registro em Níveis precisa de profissional de Museologia.
A equipe do museu precisa saber as leis que regulamentam a profissão de Museólogo:
- Lei Federal Nº 11.904, de 14 de janeiro de 2009 – o Estatuto de Museus
- Lei Federal Nº 7.287, de 18 de dezembro de 1984 .
- As leis mostram a obrigatoriedade de um profissional de Museologia nos museus de todo o Brasil.
- O Conselho Federal de Museologia (COFEM), na Resolução Nº 6 de 2015, mostra que o museólogo precisa ter a “Certificação de Responsabilidade Técnica” (CRT) ou “Museólogo Responsável Técnico” (MRT).
7. Como me inscrever na Plataforma Museus SP?
Para se inscrever na Plataforma Museus SP, uma pessoa representante da instituição deve:
O Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP) irá:
- Avaliar as informações do museu;
- Fará o cadastro no Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP).
- A instituição poderá fazer o Registro de Museus de São Paulo preenchendo os formulários básicos e em níveis.
8. Quais classificações estão na Plataforma Museus SP?
As instituições do Plataforma Museus SP serão:
1- Mapeadas: um representante do museu irá preencher os dados do museu.
2- Cadastradas: o SISEM-SP irá conferir as informações sobre os museus.
3- Registradas em:
- Nível básico
- Níveis 1, 2 e 3
- Em processo de estruturação museológica.
Os museus que estão “em processo de estruturação museológica”:
- Fizeram o Registro de Museus de São Paulo;
- Encontram-se em processo de cadastro do nível básico;
- É reconhecido como local cultural;
- Confirma o desenvolvimento institucional.
Após o envio dos documentos para o nível básico, o museu deve encaminhar o formulário de Registro em Níveis.
Os museus podem ser classificados em um dos seguintes níveis: 1, 2 ou 3.
9. O museu precisa ter todos os critérios para fazer parte do Registro de Museus Básico?
O Registro de Museus de São Paulo apresenta 3 resultados:
- Deferido: museu é aprovado, ele segue todas as regras básicas;
- Indeferido: museu não aprovado, ele não segue todas as regras básicas;
- “em processo de estruturação museológica”: a instituição que não segue as regras básicas, mas realiza atividades de proteção de acervo, pesquisa e comunicação do patrimônio cultural.
As Instituições aprovadas estarão na lista de museus do SISEM-SP e podem preencher o formulário de registro de níveis.
As instituições “em processo de estruturação museológica” estarão na lista de museus do SISEM-SP.
As instituições não aprovadas:
- Estarão da lista de museus do SISEM-SP;
- Receberão o documento de orientação para conseguir a aprovação.
10. A instituição pode pedir outra análise do resultado do registro se não concordar com a o SISEM-SP?
As Instituições que pediram o Registro de Museus de São Paulo e receberam como resultado: “processo de estruturação museológica” e “indeferidas” podem pedir revisão do resultado.
No caso do processo de Registro em Níveis:
- Os museus marcados como Nível 1 e Nível 2 também podem pedir nova avaliação.
Em todos os casos, o período para a entrega do pedido de avaliação do resultado na Plataforma Museus SP é de 30 dias corridos.
11. O Registro de Museus de São Paulo precisa ser reavaliado sempre?
O Registro de Museus de São Paulo tem validade de 5 anos.
O prazo de validade do registro está no cabeçalho dos formulários básico e em níveis.
12. Quais informações dos museus são apresentadas para o público?
A Plataforma Museus SP dá visibilidade aos museus do Estado de São Paulo.
Ela mostra as informações dos museus para as pessoas.
Todas as informações que prejudiquem a administração do museu e a segurança das obras serão guardadas em segredo.
13. As instituições da Plataforma Museus SP são automaticamente colocadas no Registro de Museus do Ibram?
Os museus precisam fazer algumas ações para fazer parte do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram):
- O representante do museu precisa fazer o Registro de Museus Básico;
- O SISEM-SP confere as informações e a estrutura na visita ao museu;
- O Ibram fará contato com representantes dos museus que têm documentos federais.
14. Por que é importante manter as informações dos museus atualizadas?
Os dados da Plataforma Museus SP colaboram para que o SISEM-SP:
- entre em contato com o museu;
- passe orientações de uso sobre a plataforma;
- agende visitas técnicas;
- tire dúvidas sobre as informações do museu.
15. Para que servem as informações de público e orçamento?
Todos os museus da Plataforma Museus SP colocam as informações sobre os públicos que fazem visitas presenciais e virtuais.
As informações são importantes para o SISEM-SP conhecer:
- os serviços oferecidos pelas instituições museológicas;
- a situação econômica de cada museu.
16. Eu não sou mais responsável pela instituição que eu criei na Plataforma Museus SP ou serei responsável por uma instituição. O que devo fazer?
As informações dos museus na Plataforma Museus SP podem ser transferidas para uma nova pessoa representante.
Para mudar o representante, a nova pessoa responsável pela instituição deve realizar as seguintes ações:
- Login na Plataforma;
- Enviar um pedido de mudança do representante para o e-mail cem@sisemsp.org.br;
- Colocar no e-mail o nome do novo representante e da instituição.
17. Eu não sou responsável por uma instituição e não trabalho em museus. Como posso usar a Plataforma Museus SP?
A Plataforma Museus SP divulga as instituições museológicas do Estado de São Paulo.
Todas as pessoas podem visitar a plataforma e ter informações, como:
- serviços de instituições;
- endereços;
- contatos;
- estrutura operacional.
18. Você ainda tem dúvidas. Com quem você pode falar?
Se tiver dúvidas sobre a Plataforma Museus SP, entre em contato com o SISEM-SP pelo e-mail cem@sisemsp.org.br.