Preencher o formulário de inscrição com as informações institucionais do museu.
A Plataforma Museus SP reúne e organiza informações técnicas e administrativas sobre os museus do Estado de São Paulo, coletadas a partir do Cadastro Estadual de Museus.
Ela é uma ferramenta do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP).
A Plataforma Museus SP contribui para a elaboração de políticas públicas para os museus do Estado de São Paulo.
As principais funções da Plataforma Museus SP são:
Registrar as principais informações dos museus;
Desenvolver, coletar e reunir informações e indicadores sobre museus para o planejamento, avaliação e monitoramento das políticas públicas;
Orientar os museus em seu desenvolvimento institucional;
Preparar os museus para serem reconhecidos e conseguirem financiamento;
Declarar a qualificação dos museus para a sociedade ;
Patrocinar estudos e pesquisas sobre os museus;
Unir as informações do Registro de Museus do Instituto Brasileiros de Museus (Ibram) e os cadastros municipais de museus;
Disponibilizar informações sobre os museus para as pessoas pesquisarem;
Ampliar a visibilidade dos museus para o público.
O Artigo 3º do Decreto Estadual 57.035/2011 apresenta quem pode participar da Plataforma Museu SP.
Os museus precisam:
ser sem fins lucrativos;
proteger e divulgar acervos culturais;
ser espaços abertos ao público para estudo, pesquisa e educação;
ter número de profissionais adequados para o funcionamento.
A participação na Plataforma Museu SP ajuda o Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP) a ter informações sobre os museus do Estado de São Paulo.
O SISEM-SP organiza e administra os dados sobre os museus do Estado de São Paulo.
Os dados dos museus ajudam a divulgar as atividades para pesquisadores, estudantes e pessoas interessadas nos museus de São Paulo.
Os museus do Estado de São Paulo poderão ter:
formações e capacitações;
ações entre museus (por tema, por região ou mesmo tipo);
serão apresentados como museus dentro de todos os critérios;
receberão análises de proposta de projetos para financiamento da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
O museu não precisa ter profissional de Museologia para fazer parte da Plataforma Museus SP.
O museu que preencher o Formulário de Registro em Níveis precisa de profissional de Museologia.
A equipe do museu precisa saber as leis que regulamentam a profissão de Museólogo:
Lei Federal Nº 11.904, de 14 de janeiro de 2009 – o Estatuto de Museus
Lei Federal Nº 7.287, de 18 de dezembro de 1984 .
As leis mostram a obrigatoriedade de um profissional de Museologia nos museus de todo o Brasil.
O Conselho Federal de Museologia (COFEM), na Resolução Nº 6 de 2015, mostra que o museólogo precisa ter a “Certificação de Responsabilidade Técnica” (CRT) ou “Museólogo Responsável Técnico” (MRT).
Para se inscrever na Plataforma Museus SP, uma pessoa representante da instituição deve:
O Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP) irá:
Avaliar as informações do museu;
Fará o cadastro no Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP).
A instituição poderá fazer o Registro de Museus de São Paulo preenchendo os formulários básicos e em níveis.
As instituições do Plataforma Museus SP serão:
1- Mapeadas: um representante do museu irá preencher os dados do museu. 2- Cadastradas: o SISEM-SP irá conferir as informações sobre os museus. 3- Registradas em:
Nível básico
Níveis 1, 2 e 3
Em processo de estruturação museológica.
Os museus que estão “em processo de estruturação museológica”:
Fizeram o Registro de Museus de São Paulo;
Encontram-se em processo de cadastro do nível básico;
É reconhecido como local cultural;
Confirma o desenvolvimento institucional.
Após o envio dos documentos para o nível básico, o museu deve encaminhar o formulário de Registro em Níveis.
Os museus podem ser classificados em um dos seguintes níveis: 1, 2 ou 3.
O Registro de Museus de São Paulo apresenta 3 resultados:
Deferido: museu é aprovado, ele segue todas as regras básicas;
Indeferido: museu não aprovado, ele não segue todas as regras básicas;
“em processo de estruturação museológica”: a instituição que não segue as regras básicas, mas realiza atividades de proteção de acervo, pesquisa e comunicação do patrimônio cultural.
As Instituições aprovadas estarão na lista de museus do SISEM-SP e podem preencher o formulário de registro de níveis.
As instituições “em processo de estruturação museológica” estarão na lista de museus do SISEM-SP.
As instituições não aprovadas:
Estarão da lista de museus do SISEM-SP;
Receberão o documento de orientação para conseguir a aprovação.
As Instituições que pediram o Registro de Museus de São Paulo e receberam como resultado: “processo de estruturação museológica” e “indeferidas” podem pedir revisão do resultado.
No caso do processo de Registro em Níveis:
Os museus marcados como Nível 1 e Nível 2 também podem pedir nova avaliação.
Em todos os casos, o período para a entrega do pedido de avaliação do resultado na Plataforma Museus SP é de 30 dias corridos.
O Registro de Museus de São Paulo tem validade de 5 anos.
O prazo de validade do registro está no cabeçalho dos formulários básico e em níveis.
A Plataforma Museus SP dá visibilidade aos museus do Estado de São Paulo.
Ela mostra as informações dos museus para as pessoas.
Todas as informações que prejudiquem a administração do museu e a segurança das obras serão guardadas em segredo.
Os museus precisam fazer algumas ações para fazer parte do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram):
O representante do museu precisa fazer o Registro de Museus Básico;
O SISEM-SP confere as informações e a estrutura na visita ao museu;
O Ibram fará contato com representantes dos museus que têm documentos federais.
Os dados da Plataforma Museus SP colaboram para que o SISEM-SP:
entre em contato com o museu;
passe orientações de uso sobre a plataforma;
agende visitas técnicas;
tire dúvidas sobre as informações do museu.
Todos os museus da Plataforma Museus SP colocam as informações sobre os públicos que fazem visitas presenciais e virtuais.
As informações são importantes para o SISEM-SP conhecer:
os serviços oferecidos pelas instituições museológicas;
a situação econômica de cada museu.
As informações dos museus na Plataforma Museus SP podem ser transferidas para uma nova pessoa representante.
Para mudar o representante, a nova pessoa responsável pela instituição deve realizar as seguintes ações:
Login na Plataforma;
Enviar um pedido de mudança do representante para o e-mail cem@sisemsp.org.br;
Colocar no e-mail o nome do novo representante e da instituição.
A Plataforma Museus SP divulga as instituições museológicas do Estado de São Paulo.
Todas as pessoas podem visitar a plataforma e ter informações, como:
serviços de instituições;
endereços;
contatos;
estrutura operacional.
Se tiver dúvidas sobre a Plataforma Museus SP, entre em contato com o SISEM-SP pelo e-mail cem@sisemsp.org.br.