Perguntas Frequentes

O Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP) é uma política do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP).

O CEM-SP reúne e divulga informações sobre os museus paulistas, para a produção de políticas públicas direcionadas.

Por meio do CEM-SP, o SISEM-SP também quer produzir e disponibilizar estudos e pesquisas sobre o setor museológico.

Para cadastrar seu museu, você pode:

  • Acessar a Plataforma Museus SP por meio do link: https://cem.sisemsp.org.br/;
  • Criar um login com senha;
  • Preencher o formulário de inscrição com as informações institucionais do museu.

A Plataforma Museus SP reúne e organiza informações técnicas e administrativas sobre os museus do Estado de São Paulo, coletadas a partir do Cadastro Estadual de Museus.

Ela é uma ferramenta do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP).

A Plataforma Museus SP contribui para a elaboração de políticas públicas para os museus do Estado de São Paulo.

As principais funções da Plataforma Museus SP são:

  • Registrar as principais informações dos museus;
  • Desenvolver, coletar e reunir informações e indicadores sobre museus para o planejamento, avaliação e monitoramento das políticas públicas;
  • Orientar os museus em seu desenvolvimento institucional;
  • Preparar os museus para serem reconhecidos e conseguirem financiamento;
  • Declarar a qualificação dos museus para a sociedade ;
  • Patrocinar estudos e pesquisas sobre os museus;
  • Unir as informações do Registro de Museus do Instituto Brasileiros de Museus (Ibram) e os cadastros municipais de museus;
  • Disponibilizar informações sobre os museus para as pessoas pesquisarem;
  • Ampliar a visibilidade dos museus para o público.

O Artigo 3º do Decreto Estadual 57.035/2011 apresenta quem pode participar da Plataforma Museu SP.

Os museus precisam:

  • ser sem fins lucrativos;
  • proteger e divulgar acervos culturais;
  • ser espaços abertos ao público para estudo, pesquisa e educação;
  • ter número de profissionais adequados para o funcionamento.

A participação na Plataforma Museu SP ajuda o Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP) a ter informações sobre os museus do Estado de São Paulo.

O SISEM-SP organiza e administra os dados sobre os museus do Estado de São Paulo.

Os dados dos museus ajudam a divulgar as atividades para pesquisadores, estudantes e pessoas interessadas nos museus de São Paulo.

Os museus do Estado de São Paulo poderão ter:

  • formações e capacitações;
  • ações entre museus (por tema, por região ou mesmo tipo);
  • serão apresentados como museus dentro de todos os critérios;
  • receberão análises de proposta de projetos para financiamento da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

O museu não precisa ter profissional de Museologia para fazer parte da Plataforma Museus SP.

O museu que preencher o Formulário de Registro em Níveis precisa de profissional de Museologia.

A equipe do museu precisa saber as leis que regulamentam a profissão de Museólogo:

  • Lei Federal Nº 11.904, de 14 de janeiro de 2009 – o Estatuto de Museus
  • Lei Federal Nº 7.287, de 18 de dezembro de 1984 .
  • As leis mostram a obrigatoriedade de um profissional de Museologia nos museus de todo o Brasil.
  • O Conselho Federal de Museologia (COFEM), na Resolução Nº 6 de 2015, mostra que o museólogo precisa ter a “Certificação de Responsabilidade Técnica” (CRT) ou “Museólogo Responsável Técnico” (MRT).

Para se inscrever na Plataforma Museus SP, uma pessoa representante da instituição deve:

O Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP) irá:

  • Avaliar as informações do museu;
  • Fará o cadastro no Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP).
  • A instituição poderá fazer o Registro de Museus de São Paulo preenchendo os formulários básicos e em níveis.

As instituições do Plataforma Museus SP serão:

1- Mapeadas: um representante do museu irá preencher os dados do museu.
2- Cadastradas: o SISEM-SP irá conferir as informações sobre os museus.
3- Registradas em:

  • Nível básico
  • Níveis 1, 2 e 3
  • Em processo de estruturação museológica.

Os museus que estão “em processo de estruturação museológica”:

  • Fizeram o Registro de Museus de São Paulo;
  • Encontram-se em processo de cadastro do nível básico;
  • É reconhecido como local cultural;
  • Confirma o desenvolvimento institucional.

Após o envio dos documentos para o nível básico, o museu deve encaminhar o formulário de Registro em Níveis.

Os museus podem ser classificados em um dos seguintes níveis: 1, 2 ou 3.

O Registro de Museus de São Paulo apresenta 3 resultados:

  • Deferido: museu é aprovado, ele segue todas as regras básicas;
  • Indeferido: museu não aprovado, ele não segue todas as regras básicas;
  • “em processo de estruturação museológica”: a instituição que não segue as regras básicas, mas realiza atividades de proteção de acervo, pesquisa e comunicação do patrimônio cultural.

As Instituições aprovadas estarão na lista de museus do SISEM-SP e podem preencher o formulário de registro de níveis.

As instituições “em processo de estruturação museológica” estarão na lista de museus do SISEM-SP.

As instituições não aprovadas:

  • Estarão da lista de museus do SISEM-SP;
  • Receberão o documento de orientação para conseguir a aprovação.

As Instituições que pediram o Registro de Museus de São Paulo e receberam como resultado: “processo de estruturação museológica” e “indeferidas” podem pedir revisão do resultado.

No caso do processo de Registro em Níveis:

  • Os museus marcados como Nível 1 e Nível 2 também podem pedir nova avaliação.

Em todos os casos, o período para a entrega do pedido de avaliação do resultado na Plataforma Museus SP é de 30 dias corridos.

O Registro de Museus de São Paulo tem validade de 5 anos.

O prazo de validade do registro está no cabeçalho dos formulários básico e em níveis.

A Plataforma Museus SP dá visibilidade aos museus do Estado de São Paulo.

Ela mostra as informações dos museus para as pessoas.

Todas as informações que prejudiquem a administração do museu e a segurança das obras serão guardadas em segredo.

Os museus precisam fazer algumas ações para fazer parte do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram):

  • O representante do museu precisa fazer o Registro de Museus Básico;
  • O SISEM-SP confere as informações e a estrutura na visita ao museu;
  • O Ibram fará contato com representantes dos museus que têm documentos federais.

Os dados da Plataforma Museus SP colaboram para que o SISEM-SP:

  • entre em contato com o museu;
  • passe orientações de uso sobre a plataforma;
  • agende visitas técnicas;
  • tire dúvidas sobre as informações do museu.

Todos os museus da Plataforma Museus SP colocam as informações sobre os públicos que fazem visitas presenciais e virtuais.

As informações são importantes para o SISEM-SP conhecer:

  • os serviços oferecidos pelas instituições museológicas;
  • a situação econômica de cada museu.

As informações dos museus na Plataforma Museus SP podem ser transferidas para uma nova pessoa representante.

Para mudar o representante, a nova pessoa responsável pela instituição deve realizar as seguintes ações:

  • Login na Plataforma;
  • Enviar um pedido de mudança do representante para o e-mail cem@sisemsp.org.br;
  • Colocar no e-mail o nome do novo representante e da instituição.

A Plataforma Museus SP divulga as instituições museológicas do Estado de São Paulo.

Todas as pessoas podem visitar a plataforma e ter informações, como:

  • serviços de instituições;
  • endereços;
  • contatos;
  • estrutura operacional.

Se tiver dúvidas sobre a Plataforma Museus SP, entre em contato com o SISEM-SP pelo e-mail cem@sisemsp.org.br.

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